Imprimir

Diretrizes de Atividades Docentes (DAD)

As Diretrizes de Atividade Docente são premissas norteadoras da atuação e produtividade acadêmica docente. No intuito de manter a transparência e a publicidade própria dos princípios da Administração Pública na atuação dos docentes lotados no Câmpus São João del-Rei disponibilizamos e tornamos pública a tabela de pontos oficial dos docentes efetivos.

A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, expressamente enfatiza dentre suas finalidades, características e objetivos a importância de se desenvolver atividades que abarquem: a) o Ensino, no que concerne à oferta de educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades; b) o estímulo e a realização da Pesquisa; e c) o desenvolvimento de programas de extensão.

Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG – buscou operacionalizar a produção de um Regulamento que orientasse seu corpo docente para a consecução de trabalhos relativos ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

Para tanto, foi determinada a edição da Portaria-R nº 557/2010, seguida da Portaria nº 147/2011, com as quais foi composta a Comissão multicampi, encarregada de elaborar proposta de Regulamento de Atividade Docente, englobando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG.

A Comissão promoveu reuniões de outubro de 2010 a março de 2011, as quais se pautaram pela pluralidade de ideias e pela diversidade de opiniões, no sentido de que todos os membros puderam expor seus pontos de vista, sobretudo no que tange às especificidades da cada um dos Câmpus que compõem o IF Sudeste MG.

Os membros da Comissão tomaram por base regulamentos de outras instituições, no entanto o que mais serviu de embasamento foi o Regulamento vigente no IFMG – publicado em junho de 2010 –, o qual foi minuciosamente lido, discutido e alterado de acordo com aquilo que era posto em discussão ao longo das reuniões, com o objetivo de conferir uma roupagem própria ao Regulamento do IF Sudeste MG, adequando-o à nossa realidade.

Questão relevante que merece destaque é que o Regulamento do nosso Instituto Federal poderá ser utilizado como um relevante instrumento administrativo e gerencial, que poderá auxiliar os gestores e os docentes dos Câmpus a equalizar a distribuição das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovendo, de alguma forma, o incentivo em cada uma das áreas que configuram esse tripé, bem como outras ações que dizem respeito à gestão do trabalho e à crescente necessidade de capacitação e qualificação do quadro docente.

De acordo com o Regulamento, os professores deverão apresentar semestralmente um Plano de Trabalho Docente. A cada uma das atividades será atribuída uma determinada pontuação, a fim de se perseguir melhor distribuição e valorização do trabalho docente, evidenciando o perfil acadêmico de cada professor.

Além disso, esse sistema de pontuação permitirá um diagnóstico de cada Câmpus, podendo ser utilizado como ferramenta para estabelecimento de critérios específicos ou complementares a diversos temas importantes, como afastamento para qualificação, nomeação de novos servidores, dentre outros.

Nesse contexto, o Diretor-Geral, juntamente com os Diretores Sistêmicos do Câmpus São João del-Rei, após ampla discussão colegiada, entendem que este Regulamento, chamado por nós de Diretrizes, poderá otimizar sobremaneira as atividades de ensino, pesquisa, extensão, bem como os serviços administrativos que tomam lugar neste Câmpus.

Por essa razão, as Diretrizes de Atividade Docente serão implantadas experimentalmente no 1º semestre de 2014, a fim de que, já com o protocolo do Plano de Atividade Docente, cada professor possa efetuar um diagnóstico e uma previsão de sua atuação. Já no 2º período do ano de 2014, a DAD será definitivamente adotado no âmbito do Câmpus São João del-Rei. Vale aclarar que a redação do documento original manteve-se praticamente intacta, havendo algumas modificações, para uma melhor adequação à realidade do Câmpus local.

AnexoTamanho
Regulamento de atividade docente - Câmpus São João del-Rei.pdf329.85 KB

Diretrizes de Atividades Docentes (DAD) - Documentos

Descrição Arquivo
Teresinha Moreira de Magalhães clique para baixar
Silas Santana Nogueira clique para baixar
Maurício Carlos da Silva clique para baixar
Angélica Aparecida Amarante Terra clique para baixar
André Luís Machado clique para baixar, clique para baixar
André Luís Fonseca Furtado clique para baixar
Ailton Magela de Assis Augusto clique para baixar
Alex Mourão Terzi clique para baixar, clique para baixar
Antônio Cleber da Silva clique para baixar, clique para baixar
Ataualpa Luiz de Oliveira clique para baixar
Bruno Márcio Agostini clique para baixar, clique para baixar
Carla Fabiana Gouvêa Lopes clique para baixar, clique para baixar
Carlos Augusto Braga Tavares clique para baixar
Celso Luiz de Souza clique para baixar, clique para baixar
Elaine Aparecida Carvalho clique para baixar
Ernani Coimbra de Oliveira clique para baixar, clique para baixar
Fernanda Maria do Nascimento Aihara clique para baixar, clique para baixar
Flávia Ferreira Pascoalino clique para baixar, clique para baixar
Gilma Aparecida dos Santos clique para baixar, clique para baixar
Isabel Cristina Adão Schiavon clique para baixar, clique para baixar
Isabella Cristina Moraes Campos clique para baixar, clique para baixar
Ivete Sara de Almeida clique para baixar, clique para baixar
Joaquim Eduardo de Moura clique para baixar
José Felix Hernandez Martin clique para baixar, clique para baixar
José Saraiva Cruz clique para baixar
Juliana Brito de Souza clique para baixar, clique para baixar
Kelen Benfenati Paiva clique para baixar
Leandro Eduardo Vieira Barros clique para baixar, clique para baixar
Liliane Chaves de Resende clique para baixar, clique para baixar
Maria das Graças Alves Costa clique para baixar, clique para baixar