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Diretorias

A Direção Geral, órgão executivo superior do Campus São João del-Rei, é exercida pelo Diretor-Geral e, em suas ausências e impedimentos legais ou regulamentares, por seu substituto legal. 

DIREÇÕES SISTÊMICAS

Diretor-Geral: Prof. Ataualpa Luiz de Oliveira
Substituta: Prof.ª Janaína de Assis Rufino
Contato: dg.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4541

Diretor de Ensino: Prof. Ailton Magela de Assis Augusto
Contato: dde.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4562

Diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Janaína de Assis Rufino
Contato: deppg.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4537

Diretora de Administração e Planejamento: Junior Luiz Costa
Contato: dap.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515

Diretora de Desenvolvimento Institucional: Lívia Dias de Paula Porfírio
Contato: ddi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

UNIDADES DE ASSESSORIA

Chefe de Gabinete: Samuel de Souza Resende
Contato: gabinete.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4508

Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas: Igor Cerri
Contato: cggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4530

Assessora de Comunicação: João Guilherme Cunha e Vallo
Contato: comunicacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4558

Auditora Interna: Isabela Matos Botelho Luz
Contato: auditoria.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4544

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h30 às 18h30.

O Gabinete, dirigido por um Chefe nomeado pelo Diretor Geral, é o órgão de apoio e assessoramento às ações políticas e administrativas do Diretor Geral. Tem como competências e atribuições:

  • Coordenar, controlar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura organizacional básica do Gabinete do Diretor Geral;
  • Articular as relações e ligações entre o diretor e as demais autoridades da Instituição, bem como as representações sindicais e estudantis e a sociedade em geral;
  • Assistir ao Diretor Geral em suas representações políticas e sociais;
  • Encaminhar, revisar e controlar documentação e correspondência no âmbito do gabinete;
  • Representar o Diretor Geral, quando designado;
  • Supervisionar e exercer ação gerencial e de apoio à execução de atos da Administração;
  • Preparar e encaminhar expediente do Diretor Geral;
  • Supervisionar a Agenda do Diretor Geral;
  • Revisar e encaminhar os atos administrativos e normativos do Diretor Geral, supervisionando os encaminhamentos indicados pelo Diretor;
  • Secretariar as reuniões presididas pelo Diretor Geral ou por seu representante;
  • Dar publicidade aos Instrumentos Normativos (Estatuto, Regimentos, Regulamentos, Portarias, Resoluções, entre outros) do IF Sudeste MG - do Campus São João del-Rei;
  • Dar publicidade às Atas de Reuniões do Conselho do Campus;
  • Desempenhar outras atribuições delegadas pelo Diretor Geral.

Responsável: Samuel de Souza Resende
E-mail: gabinete.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4508

                        Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas é o setor responsável por planejar, coordenar, dirigir e supervisionar a execução das atividades relacionadas com as políticas de recursos humanos, compreendidas as de administração de pessoal, de desenvolvimento de recursos humanos, de recrutamento e seleção de pessoal e benefícios, segundo a legislação em vigor.
 
 

Contatos

Email: cggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4530
Endereço: Rua Américo Davim Filho, s/nº, bairro Vila São Paulo, sala n.º 2254, São João del-Rei/MG, CEP:36.301-358
 
 

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira, de 08hrs às 12hrs e de 13hrs às 17hrs.

Equipe

 

Bruno Bertolin Pereira

Coordenador Geral de Gestão de Pessoas
bruno.pereira@ifsudestemg.edu.br
 

Geraldo Magela Franco

Secretaria de Apoio
scggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br
 

Igor Cerri

Substituto legal do Coordenador Geral de Gestão de Pessoas
igor.cerri@ifsudestemg.edu.br
 

Lucas Eduardo Possa

Responsável pelo Setor de Lotação, Cadastro e Pagamento
lucas.possa@ifsudestemg.edu.br
 

Renata Aparecida Giarola Chaves

Requerimentos

Descrição Arquivo
Prestação de Serviços clique para baixar
Relatório de Atividades (Horário Especial para Servidor Estudante) clique para baixar
Relatório de Atividades Externas clique para baixar

Remoção

A remoção é o deslocamento do servidor no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. A remoção pode ser de ofício, no interesse da Administração (para atender às necessidades da instituição, bem como para o ajustamento do quantitativo de servidores); a pedido, independente do interesse da Administração (para acompanhar cônjuge, por motivo de saúde ou seleção por processo seletivo de remoção); e a pedido, a critério da Administração.
No âmbito do IF Sudeste MG, as remoções são regulamentadas pela Resolução CONSU n.º 19/2014, de 10 de dezembro de 2014. Atualmente, a Resolução CONSU n.º 21/2018, de 25 de outubro de 2018, suspende os efeitos da Resolução CONSU n.º 19/2014 pelo prazo de 180 dias.

 

Remoção a pedido, a critério da Administração, para o Campus São João del-Rei

 
 

Redistribuição

A redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.
No âmbito do IF Sudeste MG as redistribuições são regulamentadas pela Resolução CONSU n.º 14/2015, de 21 de maio de 2015. Atualmente, a Resolução CONSU n.º 21/2018, de 25 de outubro de 2018, suspende os efeitos da Resolução CONSU n.º 14/2015 pelo prazo de 180 dias.

 

Redistribuição de servidores de outras Instituições Federais de Ensino para o Campus São João del-Rei do IF Sudeste MG

 
 

Redistribuição de servidores do Campus São João del-Rei para outras Instituições Federais de Ensino

 

Quadro Funcional do IF Sudeste MG

Para consultar o quadro de servidores do IF Sudeste MG, bem como códigos de vagas livres e cargos ocupados da carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico CLIQUE AQUI.
 
Para consultar o quadro de servidores do IF Sudeste MG, bem como códigos de vagas livres e cargos ocupados da carreira de Técnico-Administrativo em Educação CLIQUE AQUI.
 
Para mais informações, favor consultar a Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Sudeste MG pelo e-mail digepe@ifsudestemg.edu.br

Boletim de Serviços

Ano Mês Descrição Arquivo
2018 Outubro Boletim de Serviço 10/2018 clique para baixar
2018 Setembro Boletim de Serviço 09/2018 clique para baixar
2018 Agosto Boletim de Serviço 08/2018 clique para baixar
2018 Julho Boletim de Serviço 07/2018 clique para baixar
2018 Junho Boletim de Serviço 06/2018 clique para baixar
2018 Maio Boletim de Serviço 05/2018 clique para baixar
2018 Abril Boletim de Serviço 04/2018 clique para baixar
2018 Março Boletim de Serviço 03/2018 clique para baixar
2018 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2018 clique para baixar
2018 Janeiro Boletim de Serviço 01/2018 clique para baixar
2017 Dezembro Boletim de Serviço 12/2017 clique para baixar
2017 Novembro Boletim de Serviço 11/2017 clique para baixar
2017 Outubro Boletim de Serviço 10/2017 clique para baixar
2017 Setembro Boletim de Serviço 09/2017 clique para baixar
2017 Agosto Boletim de Serviço 08/2017 clique para baixar
2017 Julho Boletim de Serviço 07/2017 clique para baixar
2017 Junho Boletim de Serviço 06/2017 clique para baixar
2017 Maio Boletim de Serviço 05/2017 clique para baixar
2017 Abril Boletim de Serviço 04/2017 clique para baixar
2017 Março Boletim de Serviço 03/2017 clique para baixar
2017 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2017 clique para baixar
2017 Janeiro Boletim de Serviço 01/2017 clique para baixar
2016 Dezembro Boletim de Serviço 12/2016 clique para baixar
2016 Novembro Boletim de Serviço 11/2016 clique para baixar
2016 Outubro Boletim de Serviço 10/2016 clique para baixar
2016 Setembro Boletim de Serviço 09/2016 clique para baixar
2016 Agosto Boletim de Serviço 08/2016 clique para baixar
2016 Julho Boletim de Serviço 07/2016 clique para baixar
2016 Junho Boletim de Serviço 06/2016 clique para baixar
2016 Maio Boletim de Serviço 05/2016 clique para baixar
2016 Abril Boletim de Serviço 04/2016 clique para baixar
2016 Março Boletim de Serviço 03/2016 clique para baixar
2016 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2016 clique para baixar
2016 Janeiro Boletim de Serviço 01/2016 clique para baixar
2015 Dezembro Boletim de Serviço 12/2015 clique para baixar
2015 Novembro Boletim de Serviço 11/2015 clique para baixar
2015 Outubro Boletim de Serviço 10/2015 clique para baixar
2015 Setembro Boletim de Serviço 09/2015 clique para baixar
2015 Agosto Boletim de Serviço 08/2015 clique para baixar
2015 Julho Boletim de Serviço 07/2015 clique para baixar
2015 Junho Boletim de Serviço 06/2015 clique para baixar
2015 Maio Boletim de Serviço 05/2015 clique para baixar
2015 Abril Boletim de Serviço 04/2015 clique para baixar
2015 Março Boletim de Serviço 03/2015 clique para baixar
2015 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2015 clique para baixar
2015 Janeiro Boletim de Serviço 01/2015 clique para baixar
2014 Dezembro Boletim de Serviço 11/2014 clique para baixar
2014 Novembro Boletim de Serviço 10/2014 clique para baixar
2014 Outubro Boletim de Serviço 09/2014 clique para baixar
2014 Setembro Boletim de Serviço 08/2014 clique para baixar
2014 Agosto Boletim de Serviço 07/2014 clique para baixar
2014 Julho Boletim de Serviço 06/2014 clique para baixar
2014 Junho Boletim de Serviço 05/2014 clique para baixar
2014 Maio Boletim de Serviço 04/2014 clique para baixar
2014 Abril Boletim de Serviço 03/2014 clique para baixar
2014 Março Boletim de Serviço 02/2014 clique para baixar
2014 Fevereiro Boletim de serviço 01/2014 clique para baixar

Setor de Benefícios e Qualidade de Vida

Atribuições:

  1. realizar a implantação e desenvolvimento de programas de saúde e motivação;
  2. acompanhar o desenvolvimento de convênios de saúde;
  3. executar, em parceria com a Seção de Aposentados e Beneficiários de Pensão, programas de orientação, acompanhamento e preparação para a aposentadoria dos servidores;
  4. atuar na implantação de programas de orientação, acompanhamento e integração de estagiários;
  5. desenvolver programas de capacitação e integração que colaborem para a adaptação de novos servidores;
  6. propor programas de atendimento, orientação e acompanhamento biopsicosocial do servidor;
  7. promover atividades educacionais e programas de prevenção de doenças ocupacionais;
  8. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à coordenação.

Setor de Capacitação e Avaliação Funcional

Atribuições:

  1. realizar levantamentos e especificar as características das necessidades de treinamento dos servidores do Campus;
  2. elaborar e executar programas de capacitação e qualificação de servidores;
  3. fornecer à Reitoria informações necessárias à elaboração do plano anual de capacitação do Instituto;
  4. elaborar e acompanhar os programas de avaliação de desempenho, processos de progressão por mérito, progressão por capacitação e estágio probatório, assim como o desenvolvimento de carreira dos servidores.

Setor de Lotação, Cadastro e Pagamento

Atribuições:

  1. elaborar processos de licença, inclusão de dependentes, imposto de renda, adicional de insalubridade, rescisões, ajuda de custo, auxílios, falta não justificada, avaliação de desempenho, progressão por mérito, estágio probatório e demais vantagens e benefícios concedidos aos servidores;
  2. agendar perícias médicas;
  3. marcar os períodos de férias dos servidores;
  4. realizar consignações de ativos;
  5. fornecer dados ao Pesquisador Institucional, quando solicitado;
  6. efetuar o cadastro de servidores nomeados na folha de pagamentos e mantê-lo atualizado;
  7. confeccionar e atualizar as fichas funcionais dos servidores;
  8. acompanhar e atualizar o quadro de funções e organograma;
  9. realizar atualizações de endereço e contas bancárias;
  10. realizar acertos referentes a servidores nomeados ou que estejam em processo de vacância, redistribuição e exoneração na folha de pagamentos;
  11. efetuar lançamento de substituições, incentivo à qualificação, progressões por capacitação, progressões realizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), nomeações e exonerações – designações e dispensas de Cargo de Direção (CD) e Função Gratificada (FG), Parcela incorporada de função (PIF) e demais reajustes da folha de ativos;
  12. imprimir relatórios, conferir e homologar a folha de pagamentos;
  13. efetuar acertos nos planos de carreira de técnicos administrativos e docentes;
  14. efetuar lançamentos referentes a ressarcimento de planos de saúde, auxílio transporte e adicional noturno;
  15. realizar acertos referentes a alteração de carga horária, términos de contrato e rescisões de professores substitutos;
  16. elaborar processos de exercícios anteriores e encaminhar à Reitoria para emissão de parecer, reconhecimento da dívida e nota técnica;
  17. registrar no sistema os processos de vacância, redistribuição e exoneração;
  18. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Setor de Aposentados e Beneficiários de Pensão

Atribuições:

  1. analisar, instruir, acompanhar e elaborar processos de aposentadoria, abono de permanência, pensão, licença prêmio, auxílio funeral e exercícios anteriores, assim como demais processos de interesse de servidores inativos e beneficiários de pensão, em conformidade com a legislação vigente;
  2.  emitir certidões e realizar averbações de tempo de serviço;
  3. efetuar anualmente o recadastramento de inativos e pensionistas, possíveis alterações de endereço e dados bancários, assim como realizar cadastro de dependentes;
  4. realizar a conferência da folha de pagamentos de inativos e pensionistas;
  5. efetuar consignações de inativos e pensionistas;
  6. realizar acertos referentes a alterações em planos de carreira, Parcela incorporada de função (PIF), ressarcimento de planos de saúde e demais reajustes;
  7. organizar pastas e fichas funcionais de inativos, pensionistas e ex-servidores;
  8. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Secretaria de Apoio

Atribuições:

  1. expedir carteiras funcionais dos servidores;
  2. fazer o controle das folhas de ponto dos servidores do Campus e acompanhar a frequência de servidores cedidos para outros órgãos;
  3. distribuir os contracheques de ativos, inativos e beneficiários de pensão;
  4. solicitar e organizar a declaração de bens dos servidores anualmente;
  5. orientar sobre acesso e desbloqueio no sítio oficial das informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPEnet);
  6. selecionar os atos administrativos produzidos no Campus e elaborar o boletim de serviço;
  7. confeccionar e organizar pastas de servidores nomeados;
  8. emitir atestados e declarações referentes à vida funcional dos servidores;
  9. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Links Úteis

Sites para Capacitação EAD/Online Gratuita

Portal da Transparência do Governo Federal

O Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil. Os dados divulgados no Portal são provenientes de diversas fontes de informação, entre as quais estão os grandes sistemas estruturadores do Governo Federal – como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) –, as bases de benefícios sociais, as faturas de Cartão de Pagamentos do Governo Federal, as bases de imóveis funcionais, entre diversas outras.
 

Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal

Canal institucional de interlocução entre o servidor público, o cidadão e a Administração Pública. É um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. A Ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta e encaminha às unidades responsáveis ou aos órgãos competentes, quando for o caso, para tratamento ou apuração.
 

Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC)

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. 
 

Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses (SeCI)

O Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesse (SeCI) permite ao servidor ou empregado público federal fazer consultas e pedir autorização para exercer atividade privada, bem como acompanhar as solicitações em andamento e interpor recursos contra as decisões emitidas, tudo de forma simples e rápida.
 

Consulta de Legislação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (CONLEGIS)

O CONLEGIS é um portal de pesquisa de legislação sobre recursos humanos no âmbito da administração federal direta, autárquica e fundacional. Estão disponíveis, entre outras, as seguintes normas: instrução normativa, portaria, portaria normativa, portaria interministerial, orientação normativa, ofício circular, nota técnica e nota informativa.
 

Imprensa Nacional

Portal de divulgação do Diário Oficial da União.
 

Auditoria é um conjunto de técnicas que visa avaliar, de forma amostral, a gestão da instituição – confronta uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou normativo.

É a unidade responsável pelo exame das atividades da instituição, recomendando aprimoramento aos gestores responsáveis e comunicando eventos relevantes à alta administração.

Averiguar se as atividades estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente e se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

A finalidade básica é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística da instituição.

Reponsável: Isabela Matos Botelho Luz Contato: auditoria.sjdr@ifsudestemg.edu.br

AnexoTamanho
AUDITORIA.pdf904.19 KB

Ano: 2016
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2016 Edição 01 - Informativo Auditoria Interna download
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Ano: 2015
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- Compete à Assessoria Processual:

  1. emitir pronunciamentos por meio de informações e pareceres conclusivos sobre processos e questões que lhe forem submetidas pelo Diretor-Geral;
  2. sugerir ao Diretor-Geral a fixação de critérios para a formação jurídica de atos normativos;
  3. colaborar com os dirigentes dos órgãos da Administração Superior nos estudos e na elaboração de ante-projetos , projetos, planos e programas;
  4. estabelecer normas para os inquéritos administrativos instaurados na Instituição e orientar, sempre que solicitado, os trabalhos das respectivas comissões;
  5. promover e acompanhar quaisquer ações judiciais mediante delegação, em que a INstituição for autora, ré, assistente ou oponente, adotando as providências necessárias à defesa dos interesses da Instituição;
  6. articular-se com o Ministério Público Federal e manter o controle do andamento dos processos relativos às causas em que a Instituição for parte;
  7. manter codificada e indexada toda a legislação de interesse da Instituição, podendo, para isso, recorrer aos órgãos responsáveis pela aquisição do acervo bibliográfico da Instituição;
  8. examinar, do ponto de vista legal, convênios, acordos e contratos em que a Instituição for interessada e antes de serem firmados pelas partes;
  9. manter, sob a responsabilidade de um setor específico, a documentação relativa aos contratos e convênios

- Só serão examinados contratos e convênios quando encaminhados pelo Gabinete do Diretor-Geral.

- A partir da data da aprovação, pelo Diretor-Geral, de parecer emitido pela Procuradoria Jurídica, os órgãos da Instituição ficam obrigados a lhe dar fiel cumprimento.

- O assessoramento processual aos órgãos da Administração Superior, aos órgãos da Administração Setorial, aos órgãos suplementares e aos órgãos de apoio administrativo, será feito através de respostas ás consultas a ela formuladas, só se constituindo ato normativo se o pronunciamento da assessoria for aprovado pelo Diretor-Geral.

A Assessoria de Comunicação do Diretor-Geral e das direções sistêmicas tem como objetivo zelar pela imagem e dar publicidade aos atos administrativos dos membros da diretoria, garantindo assim uma gestão integrada e transparente. Assim como as assessorias de imprensa é composta somente por jornalistas. Têm a função de lidar diretamente com repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição das diretorias Geral e sistêmica para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Deve ainda divulgar eventos, montar clippings, dar orientações sobre como executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia e possuir mailing atualizado. Mas seu principal papel é a divulgação.

Os assessores de comunicação precisam ainda ter conhecimento sobre as ações do setor de Recursos Humanos; ter contato direto e constante com todos os veículos midiáticos nos locais que mais têm retorno para a empresa; saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas para veiculação midiática, respeitando os critérios de cada meio.

No Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Câmpus São João del-Rei, embora a Assessoria de Comunicação seja diretamente ligada ao Diretor-Geral, no Câmpus, ela funciona junto à Coordenação de Comunicação e Eventos, ligada ao Departamento de Desenvolvimento Institucional.

Regulamento Interno

Segundo, o Regulamento Interno do Câmpus, compete à Assessoria de Comunicação, Artigo 43:

I - coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades relacionadas à Assessoria de Comunicação;

II - formular, integrar e coordenar a política de comunicação da Direção-Geral do Câmpus São João del-Rei;

III - promover a representação do Diretor-Geral junto aos órgãos de imprensa, quando solicitado;

IV - coordenar as relações da Direção-Geral com os demais setores e veículos de comunicação e assessorá-lo quanto ao processo de funcionamento dos veículos de comunicação;

V - manter atualizado o site institucional no que tange às ações da Direção-Geral com informações gerais de interesse da comunidade acadêmica;

VI - promover a divulgação dos assuntos de interesse administrativo da Direção-Geral;

VII - programar e promover a organização de solenidades públicas relacionadas diretamente à Direção-Geral;

VIII - manter constante contato com órgãos de imprensa, a fim de divulgar as ações institucionais da Direção-Geral;

IX – organizar as reuniões convocadas pelo Diretor-Geral;

X - providenciar a cobertura jornalística de atividades e atos do Diretor-Geral;

XI - providenciar e supervisionar a elaboração de material informativo de interesse da Direção-Geral, a ser divulgado pela imprensa, em observância aos princípios da publicidade e da transparência;

XII - pesquisar matérias veiculadas pela mídia, de interesse da Direção-Geral e do Câmpus São João del-Rei;

XIII - manter arquivo de documentos, matérias, reportagens, fotografias e informes publicados na imprensa local e nacional e em outros meios de comunicação social, abarcando o que for noticiado sobre o Câmpus São João del-Rei;

XIV - manter o Diretor-Geral informado sobre publicações de seus interesses;

XV - elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação;

XVI- coletar informações, realizando entrevistas, pesquisas e diagnósticos, mantendo o Diretor-Geral e os diretores sistêmicos informados, a fim de propiciar a adequação de suas ações às expectativas da comunidade;

XVII - executar outras tarefas correlatas determinadas pela hierarquia superior.

Proposta 2014

Para o ano de 2014, as ações que propostas para setor são:

  • Manter e/ou atualizar os porta – vozes a partir de temas específicos e disponibilizar para o agendamento de entrevistas pela imprensa;
  •   Divulgação dos resultados alcançados ao final de cada ano de gestão do Instituto;
  • Criar manual de orientação às fontes principais com dicas desenvolvidas através do media- training;
  •  Ministrar curso de media-training para novos coordenadores e àqueles que assumiram recentemente cargos administrativos que podem vir a ser requisitados pela imprensa.
  • Atender as solicitações dos jornalistas;
  • Transformar acontecimentos empresariais em notícias;
  • Parceria com órgãos de imprensa para a publicação de artigo e matérias que envolvam as diversas diretorias do Câmpus;
  • Criação  e Treinamento de um Conselho Interno de Gestão de Crise.
  • Acompanhamento mais sistemático da direção Geral em reuniões e encontros que sejam estratégicos e pertinentes para o Câmpus.
  • Reforçar a relação com outros câmpus do IF Sudeste MG, buscando ampliar os canais de divulgação do Câmpus São João del-Rei.
  • Criar encontro mensal de setores e Direção Geral ( Café com o diretor) para reforçar o contato da Direção com as coordenações. 

O Pesquisador Institucional é o interlocutor entre as instituições de ensino e o Ministério da Educação. São atribuições do Pesquisador Institucional:

  • manter interlocução com todos os órgãos e setores ligados às atividades de regulação e acompanhamento da Educação junto ao Ministério da Educação, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE);
  • estar atualizado com as normas e diretrizes do Ministério da Educação e seus Órgãos, referentes à função do Pesquisador Institucional, como forma de assessorar decisões, apontando mudanças necessárias para atendimento das novas diretrizes;
  • interpretar mudanças no sistema educativo, dando suporte às atividades acadêmicas e administrativas do Campus;
  • atuar proativamente, apontando necessidades, oportunidades e direcionamentos, relacionados as atividades acadêmicas e administrativas;
  • atuar como multiplicador das diretrizes do Ministério da Educação, em todas as instâncias do Campus;
  • atuar de forma permanente junto ao Setor de Tecnologia da Informação, com o objetivo de sistematizar informações e manter um Banco de Dados atualizado que dê suporte ao desenvolvimento das atividades inerentes ao Pesquisador Institucional;
  • responder às demandas dos sistemas e-MEC, Censo da Educação Superior, Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), Educacenso, Sistema de  Informações Gerenciais (SIG), Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outros sistemas relacionados às atividades gerenciais do Campus;
  • protocolar, acompanhar e responder, em conjunto com os Campi, os processos inseridos no sistema e-MEC, referentes ao reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, credenciamento e recredenciamento da instituição de ensino superior e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
  • protocolar, acompanhar e responder, junto ao sistema e-MEC, os processos referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Regimento Interno e Estatuto;
  • atualizar os membros da subcomissão Própria de Avaliação (SPA) e inserir o relatório de Auto-avaliação junto ao e-MEC;
  • dar publicidade aos relatórios gerenciais disponibilizados pelos sistemas sob responsabilidade do Pesquisador Institucional;
  • avaliar indicadores acadêmicos e administrativos, com o objetivo de sinalizar e ou propor à administração ações efetivas referentes ao planejamento e à tomada de decisões.

Responsável: Rafaela Kelsen Dias
E-mail: pi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4503

Compete à Diretoria de Administração e Planejamento:

  • Planejar, desenvolver, administrar, orientar e controlar as atividades de modernização institucional, de guarda e tratamento da informação, de administração e desenvolvimento de recursos humanos e materiais;
  • Sistematizar as informações administrativas;
  • Elaborar o planejamento orçamentário;
  • Acompanhar o controle da execução orçamentária;
  • Realizar a avaliação técnica de propostas de convênios e documentos assemelhados;
  • Gerir os créditos provisionados e os recursos repassados que se destinem à execução de suas atividades;
  • Fazer reuniões periódicas com os chefes e servidores subordinados objetivando a melhoria da coordenação e desempenho dos trabalhos;
  • Planejar, coordenar, supervisionar, orientar executar e controlar as atividades inerentes à administração de bens patrimoniais e de consumo e à aquisição ou contratação de fornecimento  de bens e prestação de serviços;
  • Comunicar qualquer irregularidade de que tenha conhecimento, relativamente às normas e aos serviços da área de sua atribuição;
  • Acompanhamento das faltas e irregularidades cometidas por fornecedores inclusive quanto ao prazo de entrega e à qualidade do material recebido, propondo quando for o caso, aplicação de multas;
  • Manter sob controle e em segurança o material permanente e os equipamentos à disposição da unidade;
  • Elaborar planos de trabalhos para captação de recursos, visando atendimento de projetos específicos do Câmpus São João del-Rei;
  • Acompanhar os processos de descentralizações de créditos e convênios e termos de cooperação, desde o destaque orçamentário até a liquidação da despesa;
  • Emitir relatórios e prestações de contas para encaminhamento aos órgãos concedentes;
  • Acompanhar a prestação de contas anual do Câmpus junto à Direção Geral.

Diretor: Junior Luiz Costa.
E-mail: dap.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete à assessoria contábil:

  • acompanhamento de toda a execução orçamentária e financeira no sistema SIAFI;
  • promover a prestação, acerto e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros;
  • elaborar e manter atualizados relatórios contábeis;
  • acompanhar mensalmente todas as despesas referentes a serviços terceirizados;
  • prestar mensalmente informações relativas às contribuições previdenciárias, apuração do ICMS;
  • prestar informações anuais, quanto às retenções do imposto de renda de pessoas físicas e retenções de pessoas jurídicas;
  • acompanhamento e atualização da regularidade fiscal e previdenciária do Campus São João del-Rei;
  • acompanhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração de Planejamento;
  • assessorar às coordenações da Diretoria de Administração e Planejamento na execução de suas atividades quando envolver questões contábeis;
  • registrar mensalmente a conformidade contábil relativa à Unidade Gestora do Câmpus São João del-Rei.

A conformidade contábil do Campus será registrada pelo contador responsável designado por Portaria da Direção Geral.

Responsável: Josiane Damaso
E-mail: contabilidade.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4519.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete à Coordenação Geral de Administração e Finanças:

  • elaborar a programação orçamentária;
  • analisar processos para emissão de empenhos;
  • emitir empenhos;
  • acompanhar a execução do orçamento;
  • elaborar relatório sobre a execução orçamentária;
  • elaborar a programação financeira;
  • analisar processos para pagamento;
  • acompanhar a execução financeira;
  • emitir relatórios referentes aos movimentos financeiros;
  • controlar a quitação de fornecimento de diárias e bilhete de passagens solicitando, quando for o caso, o reembolso junto ao servidor;
  • emitir relatório sobre a movimentação de diárias e passagens;
  • acompanhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração de Planejamento.

Responsável: Eduardo Caliani Junior
E-mail: cgaf.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4533.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete ao setor de execução orçamentária:

  • elaborar a programação orçamentária;
  • analisar processos para emissão de empenhos;
  • emitir empenhos;
  • acompanhar a execução do orçamento;
  • elaborar relatório sobre a execução orçamentária;
  • elaborar a programação financeira;
  • analisar processos para pagamento;
  • acompanhar a execução financeira;
  • emitir relatórios referentes aos movimentos financeiros;
  • controlar a quitação de fornecimento de diárias e bilhete de passagens solicitando, quando for o caso, o reembolso junto ao servidor;
  • emitir relatório sobre a movimentação de diárias e passagens;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração de Planejamento.

Responsável: Eduardo Caliani Junior
E-mail: cgaf.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4533.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete ao setor de execução financeira:

  • conferir, liquidar e pagar as notas fiscais de fornecedores;
  • verificar a situação das empresas quanto à retenção de tributos e  contribuições;
  • efetuar execução financeira do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • imprimir documentos comprobatórios de despesas para compor os processos;
  • manter os processos comprobatórios das despesas devidamente arquivados;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Rafaella Aparecida Raimundo Ferreira
E-mail: financeiro.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4516.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Execução Financeira - Formulários

Descrição Arquivo
Requerimento de Ressarcimento de Passagem Terrestre clique para baixar

Compete ao setor de almoxarifado:

  • atuar nos processos de aquisição de material;
  • promover a distribuição do material de consumo de acordo com as solicitações dos setores;
  • organizar e armazenar os materiais, exercendo o controle físico, contábil e financeiro dos recebidos, fornecidos e em estoque;
  • propor as aquisições de materiais que se tornem necessários;
  • realizar inventário físico-financeiro do material em estoque, nos termos da legislação vigente;
  • conferir, atestar, cadastrar e classificar os materiais recebidos, obedecendo à legislação vigente;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Mauricio de Paiva Oliveira
E-mail: almoxarifado.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4518
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Almoxarifado - Documentos

Descrição Arquivo
REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO clique para baixar, clique para baixar

Compete ao setor de patrimônio:

  • efetuar classificação, registros, vistorias e conferir a localização mantendo atualizado o cadastro de bens móveis, imóveis do câmpus São João del-Rei;
  • realizar toda e qualquer cessão, alienação, movimentação ou baixa de material permanente, equipamentos, mobiliários, de acordo com a legislação vigente;
  • realizar inventário físico dos bens patrimoniais e elaborar, periodicamente, o rol de responsáveis pela sua guarda;
  • emitir, formalizar, atualizar e manter sob sua guarda os termos de responsabilidades;
  • emitir mensalmente o relatório físico-financeiro dos bens patrimoniais;
  • propor, quando necessária, a realização de seguros de bens móveis e imóveis;
  • receber e manter sob sua guarda o material inservível ou fora de uso, propondo e providenciando a alienação ou baixa;
  • fazer acompanhamento e atualização, quando necessárias dos bens imóveis nos sistemas do governo;
  • desempenhar outras atividades correlatas a função, definidas pela legislação e/ou correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Andréa Cristina da Silva Oliveira
E-mailpatrimonio.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4518
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Patrimônio - Documentos

Descrição Arquivo
Orientações do Setor de Patrimônio clique para baixar

 Compete à coordenação de serviços gerais:

  • planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades atinentes as áreas de apoio e manutenção geral do Campus;
  • planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relativas à vigilância, portaria, limpeza e conservação, oficina, transporte, garagem, mecanografia e marcenaria;
  • coordenar, controlar, acompanhar e avaliar a execução de obras e serviços na forma de legislação pertinente;
  • atestar o recebimento de obras e serviços;
  • participar de atividades planejadas pela instituição, inerentes a esta Coordenação;
  • desempenhar outras atividades correlatas, definidas pelo departamento.

Parágrafo Único.  Para execução de suas  atividades,  a Coordenação de Serviços Gerais contará com:

  1. Setor de Transportes;
  2. Setor de Serviços de Apoio
  3. Setor de Vigilância

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mail: rejane.ribeiro@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379- 4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Ao Setor de Transportes compete:

  • controlar e executar as atividades de transporte e as relativas à guarda, manutenção e liberação dos veículos de responsabilidade do IF Sudeste MG do Câmpus  São João del Rei;
  • elaborar e controlar as escalas do pessoal de serviço;
  • limpar, conservar, abastecer e controlar os veículos;
  • elaborar mapas e demonstrativos das despesas mensais de cada veículo, relacionando as peças,  quilometragem e  consumo de combustíveis  e lubrificantes;
  • licenciar e emplacar os veículos;
  • abastecer os veículos de acordo com solicitação dos motoristas;
  • realizar outras atividades que se incluam no âmbito de sua competência.
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mailtransportes.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379- 4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Transporte - Documentos

Descrição Arquivo
Diagramas de fluxos - Campus SJDR (.pdf) clique para baixar
Formulário de solicitação manual de veículo (.doc) clique para baixar
Formulário de requisição de diárias (.doc) clique para baixar
Formulário de relatório de viagem (.doc) clique para baixar
Formulário de autorização para servidor conduzir veículo oficial em viagem (.doc) clique para baixar
Declaração de solicitação de diária após a viagem (.doc) clique para baixar
Declaração de não recebimento de diária (.doc) clique para baixar
INSTRUÇÃO NORMATIVA 06/2014- REGULAMENTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS OFICIAIS PERTENCENTES AO CÂMPUS SÃO JOÃO DEL-REI DO IF SUDESTE MG. clique para baixar

Ao Setor de Serviços de Apoio compete:

  • solucionar problemas ligados à hidráulica, marcenaria e eletricidade em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • supervisionar as atividades inerentes à manutenção e conservação de bens móveis e imóveis em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • realizar pequenos reparos em telhados, paredes e pisos em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • executar a limpeza geral e manutenção das áreas externas e internas aos prédios do Campus São João del Rei;
  • comunicar a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção a existência de algum problema que não pode ser resolvido pelos servidores do setor, para que sejam tomadas as providências cabíveis;
  • participar de atividades planejadas pelo Câmpus  São João del Rei;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mailservicosapoio.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Ao Setor de Vigilância compete:

  • zelar pelo material, instalações, mobiliário e outros bens do Câmpus  São João del Rei;
  • percorrer a área sob sua responsabilidade atentando para eventuais anormalidades nas rotinas de serviço dentro das dependências do Instituto;
  • vigiar a entrada e saída de pessoas ou bens da instituição;
  • desenvolver uma atuação preventiva em termos de segurança, procurando assistir integralmente a instituição;
  • realizar relatório informando a ocorrência de problemas e encaminhá-lo à Coordenação de Serviços Gerais;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Ao setor de compras e contratos compete:

  • manter registro cadastral de fornecedores e prestadores de serviços;
  • instruir os interessados sobre a documentação necessária à inscrição no cadastro de fornecedores;
  • promover a divulgação de atos relativos à licitação e elaborar mapa mensal de aquisição de material e contratação de serviços;
  • processar os pedidos de compra de material, contratação de serviços e as aquisições isentas delicitação, na forma da legislação pertinente;
  • prestar apoio administrativo à Comissão Permanente de Licitação;
  • elaborar convites;
  • elaborar e controlar a expedição de atestados de capacidade técnica.
  • realizar outras atividades que se incluam no âmbito de sua competência

Responsável: Jessé Márcio Alves Lima
Email: licitacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4520
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

A Direção de Desenvolvimento Institucional (DDI) é o órgão responsável por coordenar, supervisionar e avaliar a execução de programas e projetos de desenvolvimento institucional em todos os níveis da administração e do ensino do IF Sudeste MG - Câmpus de São João del-Rei. Assim, para a execução de suas atividades, esta direção conta com as seguintes coordenações:

  • Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção
  • Coordenação de Tecnologia da Informação
  • Coordenação de Comunicação e Eventos

Objetivos:

  • Atuar na articulação interna do Câmpus São João del-Rei, com a Reitoria e outros campi;
  • Atuar no planejamento estratégico do câmpus, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de desenvolvimento do campus;
  • Propor alternativas organizacionais, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do câmpus;
  • Criar formulários, estabelecer fluxogramas e rotinas organizacionais de documentos oficiais;
  • Colaborar com a Diretoria-Geral na promoção de equidade institucional interna e entre os Campi, quanto aos planos de investimentos do IF Sudeste MG;
  • Participar e opinar juntamente com as diretorias sistêmicas a respeito do orçamento anual do câmpus;
  • Coordenar os processos de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;
  • Supervisionar as atividades de gestão das informações, infraestrutura, planos de ação e relatórios do câmpus;
  • Estudar e determinar a exploração e uso das dependências do câmpus visando o melhor aproveitamento das instalações;
  • Representar o câmpus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  • Zelar pelo cumprimento das metas definidas nos planos do Instituto Federal, e específico as determinadas para o câmpus;
  • Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.

Diretora: Lívia Dias de Paula Porfírio
E-mail: ddi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

Diretoria Desenvolvimento Institucional (DDI) - Documentos

Descrição Arquivo
Autorização para retirada de chave clique para baixar
Instrução Normativa 004-2014 Laboratórios clique para baixar
Norma de utilização do e-mail institucional clique para baixar

São atribuições da Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção:

  • Fiscalizar a execução de obras e serviços no âmbito do câmpus;
  • Coordenar a elaboração de projetos básicos e orçamentários de obras e serviços de engenharia, bem como relatórios, no âmbito do Câmpus São João del-Rei;
  • Emitir parecer técnico sobre as propostas apresentadas para obras e serviços a serem executados;
  • Propor e acompanhar a implantação de projetos de melhoria na área de engenharia e infraestrutura na Instituição;
  • Representar o câmpus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  • Viabilizar a participação de professores e alunos na elaboração e fiscalização de projetos de obras e serviços;
  • Atuar junto à administração do câmpus no tocante ao desenvolvimento do plano urbanístico e de obras civis;
  • Coordenar as equipes de execução e fiscalização do desenvolvimento de projetos de obras, no âmbito do câmpus;
  • Emitir e assinar termos de recebimento de obras;
  • Participar da elaboração e acompanhar a execução do plano diretor de infraestrutura da Instituição;
  • Realizar outras atividades afins e correlatas.

E-mail: cpom.sjdr@ifsudestemg.edu.br

A Coordenação de Tecnologia da Informação tem por objetivo planejar e coordenar as ações referentes à utilização da tecnologia da informação na instituição. Essa coordenação é subordinada a Direção de Desenvolvimento Institucional.
Para execução de suas atividades, a Coordenação de Tecnologia da Informação conta com os seguintes setores:

  • Setor de Suporte;
  • Setor de Infraestrutura;
  • Setor de Desenvolvimento de Sistemas.

Equipe:

  • César Augusto Neves
  • Cleiton Max da Silva
  • Daniel Ferreira Silva
  • Helton Ricardo Santos

Coordenador: Daniel Ferreira Silva
E-mail: ti.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: 3379-4542

Horário de Funcionamento: 08  às 21 horas.

Setor Tecnologia da Informação (TI) - Documentos

Descrição Arquivo
Instrução Normativa 004-2014 Laboratórios clique para baixar

O Setor de Suporte tem por finalidade:

  • Dar suporte e manutenção aos softwares e equipamentos de  informática e comunicação da rede de computadores;
  • Promover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do ensino presencial e a distância;
  • Manter e alimentar o site institucional;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação;
  • Sugerir a contratação de serviços e aquisição de equipamentos para melhorar os serviços prestados pelo setor de suporte;
  • Sugerir a criação de guias e manuais relacionados aos principais problemas identificados durante às atividades de manutenção.

Responsável: Cleiton Max da Silva
E-mail: suporteti.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4542

O Setor de Infraestrutura tem por finalidade:

  • Prospectar tecnologias da informação e comunicação;
  • Analisar, implementar e manter sistemas computacionais de apoio à atividades administrativas e acadêmicas;
  • Executar rotinas de backup de dados;
  • Apoiar a aquisição de bens e contratação de serviços de tecnologia da informação;
  • Tornar operacional e monitorar toda a  infraestrutura de rede de comunicação de dados e serviços;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Executar planos de expansão da rede;
  • Controlar o uso dos serviços de rede de acordo com as políticas definidas pela instituição;
  • Sugerir a contratação de serviços e aquisição de equipamentos para melhorar os serviços prestados pelo setor de infra-estrutura;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação.

Responsável: Daniel Ferreira Silva
E-mail: daniel.silva@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4542

O Setor de Desenvolvimento de Sistemas tem por finalidade:

  • Especificar, desenvolver, testar, documentar, instalar e manter sistemas de informação que automatizem as rotinas acadêmicas e administrativas;
  • Apoiar a implantação de sistemas adquiridos de terceiros na instituição;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Sugerir a contratação de sistemas e serviços para melhorar os serviços prestados pelo setor de desenvolvimento de sistemas;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação.

Para execução de suas atividades, a Coordenação de Comunicação e Eventos conta com os seguintes setores:

  • Setor de Eventos;
  • Setor de Relações Públicas;
  • Setor de Jornalismo.

Responsável: Juliana Rodrigues de Almeida
Contato: comunicacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Horário de funcionamento: 09hs às 21hs

O Setor de Eventos tem por finalidade:

  • Coordenar, planejar, assessorar e organizar os cerimoniais e eventos do Campus;
  • Acompanhar e dar suporte às Comissões Organizadoras dos cerimoniais e eventos no Campus;
  • Elaborar manual de padronização dos cerimoniais e eventos do Campus;
  • Orientar os organizadores dos eventos do Campus quanto ao roteiro do cerimonial e à padronização do mesmo;
  • Zelar pela observância e cumprimento das normas protocolares dos cerimoniais e eventos do Campus;
  • Acompanhar e dar suporte à Comissão de Orientação de Formatura do Campus;
  • Organizar as solenidades e definir a ordem de precedência das autoridades convidadas para participar das cerimônias;
  • Planejar e executar, juntamente com o Setor de Relações Públicas, a divulgação dos eventos do Campus;
  • Executar as atividades administrativas relacionadas ao Setor de Eventos;
  • Apoiar os Setores de Relações Públicas e de Jornalismo em suas atividades.

Responsável: Dênis Ester Lamas
E-mail: eventos.sjdr@ifsudestemg.edu.br

O Setor de Relações Públicas tem por finalidade:

  • Planejar e gerenciar as estratégias de implantação e implementação das ações de comunicação, divulgação e marketing do Campus;
  • Criar e gerenciar meios de comunicação visando à transmissão, de forma clara e objetiva, dos acontecimentos do Campus;
  • Criar vínculos, por meio dos canais de comunicação, com os públicos interno e externo do Campus;
  • Executar, de forma integrada as estratégias de comunicação do Campus;
  • Promover a comunicação integrada entre os setores do Campus;
  • Definir e avaliar, em articulação direta com as diretrizes do Campus, as ações de comunicação e divulgação de discentes, docentes e demais setores da instituição;
  • Acompanhar e planejar, junto à Coordenação de Comunicação e Eventos da Reitoria, a elaboração do material de divulgação do Exame de Seleção e Vestibular do Campus, bem como o planejamento das ações de divulgação do processo seletivo;
  • Executar as atividades administrativas relacionadas as atividades de relações públicas;
  • Elaborar a política de relações públicas do Campus;
  • Apoiar os Setores de Eventos  e Jornalismo em suas atividades.

Responsável: Juliana Rodrigues de Almeida
E-mail: juliana.rodrigues@ifsudestemg.edu.br

O Setor de  Jornalismo tem por finalidade:

  • Planejar a linha editorial dos meios de comunicação do Campus;
  • Divulgar os projetos de ensino, pesquisa, extensão e as atividades complementares, mantendo o Campus na mídia e a comunidade acadêmica informada;
  • Planejar e supervisionar a produção e edição de jornais, revistas , boletins informativos, telejornais, rádio, jornais, vídeos documentários e web-jornais;
  • Propor a implementação de projetos que visam a educomunicação;
  • Estabelecer contato com os diversos veículos de comunicação da região para divulgação de notícias;
  • Gerenciar o fluxo de informações veiculadas no site, jornal impresso e nos demais meios de comunicação;
  • Fornecer o clipping (impresso e/ou eletrônico - rádio e/ou TV);
  • Atender a jornalistas que procuram o campus em busca de informações relativas aos eventos e projetos desenvolvidos pela instituição;
  • Criar e manter atualizado o Banco de Fontes, onde constará dados dos especialistas das diversas áreas presentes no Campus;
  • Apoiar os Setores de Eventos  e de Relações Públicas em suas atividades.

Responsável: João Guilherme Cunha e Vallo
Contato: jornalismo.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Setor Comunicação e Eventos - Documentos

Descrição Arquivo
Logo sem fundo para assinatura digital clique para baixar
Modelo papel timbrado 2016 clique para baixar
Modelo memorando- 2015 clique para baixar, clique para baixar
Portaria SETEC que instaura nova logomarca clique para baixar
ANEXO VI - Termo de Responsabilidade para Captação de Recursos clique para baixar
ANEXO VII - Termo de Responsabilidade para Captação de Recursos clique para baixar
Anexo V- Matriz de Responsabilidade clique para baixar
Anexo IV- Requisição de Materiais clique para baixar
Anexo III- Memorando de Autorização para realização de eventos clique para baixar
Anexo II- Tipologias de eventos clique para baixar
Anexo I- Guia para elaboração de projeto para eventos clique para baixar
PORTARIA Nº100-2014 clique para baixar
Instrução Normativa de Eventos clique para baixar
Manual do Formando clique para baixar
Logomarca oficial do Governo Federal clique para baixar
Logomarca oficial 2015 IF Sudeste MG- Campus São del-Rei clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar
Manual de Logomarcas e Imagens 2015 clique para baixar
Manual de Eventos clique para baixar

A Direção de Ensino, dirigida por um Diretor nomeado e subordinado ao Diretor-Geral, é o órgão responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar as ações e político-pedagógicas referentes ao Ensino do IF Sudeste MG – Câmpus São João del-Rei.

Art. 86. Ao Diretor de Ensino compete:

I. planejar, coordenar, executar e avaliar as ações e políticas do ensino, em consonância com as diretrizes emanadas da SETEC/MEC, acompanhando a implementação destas políticas e avaliando o seu desenvolvimento;
II. responsabilizar-se pela gestão das atividades e serviços de apoio ao ensino, especialmente os voltados aos docentes e discentes;
III. acompanhar, supervisionar e participar da execução das atividades desenvolvidas pelas Coordenações a ela subordinada;
IV. acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de natureza acadêmica da Instituição, propondo com base na avaliação dos resultados, a adoção de providências relativas à reformulação destes;
V. incentivar e promover ações que venham a contribuir para o crescimento, o fortalecimento e o desenvolvimento acadêmico de todos os níveis de ensino do Campus;
VI. promover reuniões com os coordenadores do departamento de ensino do Campus, buscando a qualidade e a eficiência das atividades pedagógicas e/ou administrativas;
VII. coordenar a elaboração do Projeto Político Pedagógico do ;
VIII. promover ações que garantam a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
IX. prover condições adequadas de capacitação aos docentes e técnico-administrativos de seu âmbito, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados por meio do ensino à comunidade;
X. acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas nas secretarias de cursos, especialmente no que se refere à confecção, emissão e registro dos diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus;
XI. baixar instruções, ordens, normas de serviços e outros atos no âmbito de sua competência;
XII. promover e subsidiar o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais);
XIII. Apoiar as ações de implantação e implementação do TEC NEP (Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais);
XIV. realizar outras atividades que se incluem no âmbito de sua competência.

Parágrafo único. Para execução de suas atividades, a Direção de Ensino contará com:

1. Coordenação Geral de Ensino;
2. Coordenação Geral de Assistência Estudantil;
3. Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios;
4. Coordenação Geral de Registros Acadêmicos;
5. Núcleos Acadêmicos

A cada Coordenação compete zelar pelo cumprimento de toda a vida acadêmica do discente. Todas as atribuições setoriais se encontram na aba EDUCACIONAL neste site Institucional.

Diretor: Ailton Magela de Assis Augusto
E-mail: dde.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4562

Diretoria de Extensão

Conforme Regimento do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, a DEPPG trata-se do órgão responsável por coordenar as atividades dos respectivos setores da extensão, da pesquisa, da inovação e  da pós-graduação, a fim de, fomentar, acompanhar, apoiar e avaliar as ações desenvolvidas pelo campus (servidores e alunos) em parceria com a comunidade externa, por meio de programas, projetos, cursos, prestação de serviços e eventos, de maneira contínua e sustentável.

Além disso, está direção é responsável por elaborar políticas e diretrizes para Pós-graduação, visando à qualificação dos servidores e a oferta de Pós-graduação.

Para mais informações sobre competências e objetivos desta direção deve-se consultar o Regimento do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

Equipe

Janaína de Assis Rufino – Diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação

Janaina Faria Cardoso Maia – Coordenadora Geral de Extensão

Esther de Matos Ireno Marques – Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Jacskon de Souza Vale – Secretaria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Tatiana Torpede da Silva Carvalho – Secretaria de Extensão

Contatos

Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
Email: deppg.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4538

Coordenação Geral de Extensão:
Email: cgex.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4505

Coordenação Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação:
Email: cgpi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4505

Secretaria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação:
Email: sppi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4540

Secretaria de Extensão:
Email: sdex.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4537

Local e Horários de Atendimento

Secretaria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Secretaria de Extensão

Sala 2246 – prédio 2
Segunda-Feira à Sexta-feira – 13:00hs às 22:00hs

Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
Coordenação Geral de Extensão
Coordenação Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Sala 2244 – prédio 2
Segunda-Feira à Sexta-feira – à partir das 15:00hs
Observação: para marcar horários específicos agendar por email.

Ações de Extensão e de Pesquisa

O Setor de Ações é o responsável por realizar a inscrição, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações de extensão e de pesquisa, no âmbito do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

Responsável: Vitor Cordeiro Costa

Email: acoesextensao.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Fomento a Ações de Extensão e de Pesquisa

O Setor de Fomento é o responsável por fomentar a extensão, a pesquisa e a inovação no âmbito do campus São João del-Rei por meio de cursos, capacitações, suporte técnico e disseminação técnico, teórico e conceitual.

Responsável: Jacskon de Souza Vale

Email: fomentoextensão.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Relações Comunitárias

O Setor de Relações Comunitárias é o responsável por apoiar o desenvolvimento de ações extensionistas e científicas e articular a relação entre comunidade externa e interna.

Responsável: Rosana Machado de Souza

Email: rcomunitarias.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Estágios e Egressos

O Setor de Estágio e Egressos é o responsável pelo intercâmbio entre estudantes do campus São João del-Rei e instituições e empresas concedentes, orientando-os de forma a cumprirem o estabelecido pela legislação. Tem ainda, como objetivo o registro de dados de ex-alunos do campus São João del-Rei, visando à modernização constante dos processos para a geração de melhores oportunidades para os atuais e futuros estudantes do campus.

As informações e orientações para a inciar e finalizar as atividades de estágio obrigatório e não obrigatório, assim como os formulários necessário para tal processo, poderão ser encontradas na área do aluno.

Responsável: Viviane Vasques da Silva Guiladurci

Email: estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Assessoria Local de Relações Internacionais

A Assessoria Local de Relações Internacionais é um instância vinculada diretamente à Direção de Extensão, Pesquisa e Pósgraduação que é responsável por acompanhar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas à internacionalização, além de promover a integração de professores, alunos e servidores no cenário internacional do Campus São João del-Rei.

Responsável: José Saraiva da Cruz

Email:  inovatec.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Inovação e Tecnologia – NITTEC

São competências do Setor de Inovação:

I. executar serviços administrativos relacionados ao NITTEC; atender ao público;
II. acompanhar e controlar as atividades de pesquisa com caráter de inovação (estabelecer um banco de dados de projetos de pesquisa e produção científica no Campus; organizar as informações e parte documental dos projetos de pesquisa);
III. gerenciar os recursos materiais do NITTEC (tais como computadores, equipamentos, suprimentos, etc.) no Campus;
IV. promover a divulgação interna e externa das atividades desenvolvidas no âmbito do NITTEC.

Responsável: Celso Luiz de Souza

Email: inovatec.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Pós-Graduação

Compete ao Setor de Pós-Graduação:

I. executar serviços administrativos relacionados com a Pós-Graduação; atender ao público;
II. organizar e controlar as informações e parte documental inerentes à Pós-Graduação no Campus;
III. gerenciar os recursos materiais relacionados com o setor de Pós-Graduação (tais como computadores, equipamentos, suprimentos, etc.) no Campus;
IV. promover a divulgação interna e externa das atividades referentes a cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Campus.

Responsável: Jacskon de Souza Vale

Email: posgraduacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Projetos em andamento em 2018
EDITAL FOMENTO TÍTULO COORDENADOR(A) PERÍODO
Nº 03/2018 Extensão Tecnológica PROEX Gestão da tecnologia da informação aplicada na saúde Celso Luiz de Souza Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 03/2018 Extensão Tecnológica PROEX LEDs Rítmicos: controlando iluminação decorativa via Arduino Elaine Aparecida Carvalho Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 03/2018 Extensão Tecnológica PROEX Letramento racial por meio de educação, cultura e gestão Diogo Pereira Matos Maio/2018 à Dezembro/2018
N° 01/2018 Promoção à Saúde e QVT PROEX /CAS Práticas Meditativas (MINDFULNESS) para a qualidade de vida do Campus São João del-Rei Alex Mourão Terzi Abril/2018 à Dezembro/2018
N° 01/2018 Promoção à Saúde e QVT PROEX /CAS Canto Coral: um encontro entre música e saúde Janaina de Assis Rufino Abril/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Programa de Mindfulness (MBHPeduca) para professores da Escola Estadual Iago Pimentel Alex Mourão Terzi Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Uma experiência de integração entre Oficina de Yogaterapia e Oficina de Intervenção Psicossocial como ferramentas de apoio ao portador de Diabetes Mellitus na cidade de Tiradentes MG. Eva Vilma Oliveira Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Centro de Linguagens e de Letramentos do IF Sudeste MG – campus SJDR (CELL) Janaína de Assis Rufino Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Ações de Cultura, Gestão e Educação para o Letramento Racial Rosana Machado de Souza Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Sensibilização e educação ambiental no entorno do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro José Saraiva Cruz Maio/2018 à Dezembro/2018
Nº 07/2018 PIAEX IF Sudeste MG – Campus SJDR Terapias Externas Antroposóficas: vivências de práticas integrativas por usuários do SUS. Rúbia Mara Ribeiro Maio/2018 à Dezembro/2018
Projetos em andamento em 2018
EDITAL FOMENTO TÍTULO COORDENADOR(A) PERÍODO
Nº 01/2017 PIBIC – CNPQ CNPQ A extensão em publicações acadêmico-científicas: análise da construção da imagem extensionista através das estratégias de proteção de face e de lugar de autores de revistas científicas de extensão. Janaína de Assis Rufino Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 01/2017 PIBIC – CNPQ IF Sudeste MG – Campus SJDR Desenvolvimento de construtor de sinais em SignWriting Celso Luiz de Souza Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 01/2017 PIBIC – CNPQ IF Sudeste MG – Campus SJDR Investigação de Tecnologias aplicadas a área ambiental que possam dar suporte ao Conselho Municipal de Conservação e Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) São João Del-Rei – MG Maria das Graças Alves Costa Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 02/2017 PIBIC JR – CNPQ CNPQ Desenvolvimento de construtor de sinais em SignWriting Celso Luiz de Souza Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 02/2017 PIBIC JR – CNPQ CNPQ Levantamento de requisitos de qualidade no IF SUDESTE MG - Campus São João del Rei com base na NBR ISO 14519. Teresinha Moreira de Magalhães Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 02/2017 PIBIC JR – CNPQ CNPQ Perfil dos Egressos do Instituto Federal de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campus São João del-Rei Silas Santana Nogueira Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 03/2017 PIBITI – CNPQ CNPQ Desenvolvimento de um protótipo automatizado e de baixo custo para medição do volume de leite através da ordenha mecânica. Elaine Aparecida Carvalho Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 03/2017 PIBITI – CNPQ CNPQ Construindo e explorando as potencialidades um sistema de automação de baixo custo para telescópio de pequeno porte. Elaine Aparecida Carvalho Julho/2017 à Agosto/2018
Nº 09/2017 PIBIC- FAPEMIG FAPEMIG Desenvolvimento de Espectrômetro portátil e de baixo custo para o ensino de Física Elaine Aparecida Carvalho Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 09/2017 PIBIC – FAPEMIG IF Sudeste MG – Campus SJDR Empregabilidade e habilidades sociais: um estudo com alunos de cursos técnicos e superiores Esther de Matos Ireno Marques Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 09/2017 PIBIC – FAPEMIG IF Sudeste MG – Campus SJDR O uso de redes de sensores sem fio para monitoramento em corridas de rua Celso Luiz de Souza Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 10/2017 PIBIC Jr. FAPEMIG FAPEMIG Avaliação dos efeitos do fogo na germinação de espécies da família Velloziaceae da Serra do Lenheiro (MG/Brasil) Alessandra Furtado Fernandes Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 10/2017 PIBIC Jr. FAPEMIG FAPEMIG Influência de tensoativos na sorção de óleo de motor usado utilizando bagaço de cana como biossorvente Viviane Vasques da Silva Guilarduci Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 10/2017 PIBIC Jr. FAPEMIG FAPEMIG Avaliação do programa de reestruturação e contratualização dos hospitais filantrópicos no SUS em um estabelecimento de saúde, sob a ótica dos profissionais de enfermagem César Augusto Neves Março/2018 à Fevereiro/2019
Nº 03/2018 Interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação PROEX PROPESQINOV “Eu sou porque nós somos” Lei 10.639/2003: reconhecimento das práticas docentes, formação de professores e intervenção na realidade escolar na cidade de São João del-Rei/MG Rosana Machado de Souza Agosto/2018 à Janeiro/2020
Nº 03/2018 Interface entre Pesquisa, Extensão e Inovação IF Sudeste MG – Campus SJDR Análise dos Impactos dos Softwares Educacionais e Metodologias de Apoio Implementadas nos Laptops do PROUCA nas Escolas Públicas de Tiradentes Elaine Aparecida Carvalho Agosto/2018 à Janeiro/2020

Série "Saberes e Fazeres"

O fazer cotidiano encontrado nos Institutos Federais precisa ser pensado e repensado com o intuito de assegurar que as práticas extensionistas, científicas e acadêmicas possam primar por aspectos interdisciplinares e indissociáveis.

A série “Saberes & Fazeres” apresenta em seus volumes a Coletânea de artigos das atividades de Extensão, de Pesquisa e de Ensino realizadas no Campus São João del-Rei.

Mantemos aqui instaurado um profícuo espaço de provocações, espaço para a discussão, para a reflexão e para a construção de nossa identidade como instituição educadora. Espaço, antes de tudo, de ação.

Solicitação de ISBN para publicação sobre o prefixo editorial do IF SUDESTE MG Campus São João del-Rei

AnexoTamanho
Orientação para pedido de ISBN IF Campus SJDR maio 2018253.89 KB

Grupos e Núcleos de Pesquisa

1) GRUPO DE PESQUISA EM ESTRATÉGICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ESTUDANTE-TRABALHADOR (EDIPET)
Coordenadora: Professora Gisele Francisca da Silva Carvalho
Vice-coordenadora: Rafaela Kelsen Dias;
Membros:
Gisele Francisca da Silva Carvalho;
Rafaela Kelsen Dias;
Esther de Matos Ireno Marques;
Diogo Pereira Matos;
Stael Damasceno;
Rosilane Meneses Folgado;
Juliana Brito de Souza
Adriana Magalhães Veiga De Broutelles.
Ano de inicio das atividades: 2015
Situação atual: ativo
Endereço CNPG: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7744340308924094

2) NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
Coordenador: Ataualpa Luiz de Oliveira
Vice-coordenadora: Esther de Matos Ireno Marques
Membros:
Ataualpa Luiz de Oliveira
Esther de Matos Ireno Marques;
Roselne Santarosa
Ano de inicio das atividades: 2016
Situação atual: ativo
Endereço CNPG: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5816840902891416

3) GEPES - Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde
Coordenador: Isabel Cristina Adão Schiavon
Membros:
César Augusto Neves
Ernani Coimbra de Oliveira
Isabella Cristina Moraes Campos
Lilian do Nascimento
Liliane Chaves de Resende
Suzana Vale Rodrigues
Ano de inicio das atividades: 2018
Situação atual: ativo
Endereço CNPG: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7767164090650099

Visitas técnicas

As atividades extraclasse são entendidos como  componentes curriculares que visam estreitar o relacionamento entre o ambiente escolar, empresarial e social regional, ampliando a visão do aluno de diversas realidades profissionais. Estas atividades podem ser visitas técnicas, eventos científicos ou feiras.

Para solicitar veículo para participação nestas atividades deve-se seguir os critérios e as orientações disponíveis na Instrução Normativa DEX 06/2015.

Documentos

AnexoTamanho
Fluxograma para solicitação de Visitas Técnicas66.67 KB
Instrução Normativa DEX 06/2015 - Atividade extraclasse com deslocamento em veiculo oficial1.84 MB
Anexo I IN 06/2015 - Solicitação Atividade Extra classe visita técnica95 KB
Anexo II IN 06/2015 - Termo de Responsabilidade do Aluno Atividade Extra Classe82.5 KB
Anexo III IN 06/2015 - Autorização para alunos menores53 KB
Anexo IV IN 06/2015 - Relatório de Atividade Extra classe Visita Técnica64 KB

IF Na Praça

Evento de cunho extensionista, o IF na praça ocorre deste o ano de 2011. Organizado pela Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação, tem como objetivo principal, estreitar e qualificar o laço entre o IF Sudeste MG campus SJDR e a comunidade Saojoanense promovendo ações em resposta às demandas apresentadas pela mesma.

Nosso evento fundamenta-se na diretriz extensionista Impacto e Transformação Social, que “reafirma a  Extensão como o mecanismo pelo qual se estabelece a inter-relação da Instituição de Ensino com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional.

IF na Praça 2018 IF na Praça 2017 IF na Praça 2016 IF na Praça 2015 IF na Praça 2013

Semana de Integração da Extensão

A Semana de Integração da Extensão é um evento que envolve diversas ações que permitem a integração entre a comunidade local e regional, alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSudeste) – campus São João del-Rei. O evento é promovido pela Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e tem caráter participativo, no qual as atividades são propostas não só pela própria comunidade escolar como também pela comunidade externa, que se dá no formato de oficinas, abrangendo diversos eixos temáticos. Acontece ainda dentro da Semana atividades desportivas que buscam a integração entre alunos, profissionais do Instituto e toda a comunidade São Joanense.

Semana de Integração da Extensão 2018 Semana de Integração da Extensão 2017 Semana de Integração da Extensão 2016

Simpósio de Pesquisa e Inovação – SIMPESQ

O Simpósio de Pesquisa e Inovação ocorre desde o ano de 2011 e tem como objetivo a promoção de ações que possibilitem aos discentes, docentes e técnicos-administrativos da instituição o debate e aprofundamento em temas pertinentes ao fazer Ciência. A programação propõe a realização de mesas redondas, palestras e minicursos, assim como debates acerca dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus. Faz-se importante destacar que o SIMPESQ ocorre anualmente e de forma concomitante à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (proposta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), proporcionando à comunidade acadêmica o estudo do tema discutido à nível nacional.

Simpósio de Pesquisa e Inovação - SIMPESQ 2018 Simpósio de Pesquisa e Inovação - SIMPESQ 2017 Simpósio de Pesquisa e Inovação - SIMPESQ 2016 Simpósio de Pesquisa e Inovação - SIMPESQ 2015

Corrida

A I edição da Corrida do IF Sudeste MG Campus São João del-Rei aconteceu em 2015, como parte da Semana de Integração em Extensão. As três primeiras edições foram na modalidade noturna.

No ano de 2018 o IF Sudeste juntou-se à outras duas instituições de ensino da cidade (UFSJ E UNIPTAN), que em conjunto promoveram a I Corrida Unificada.

O evento tem como objetivo promover a interação da instituição com a comunidade e, de forma especial, motivar docentes, alunos, técnicos-administrativos e comunidade externa para a realização de atividades físicas e cuidados com a saúde.

Corrida Unificada 2018 Corrida Unificada 2017 Corrida Unificada 2016 Corrida Unificada 2015

Certificados e Declarações

Para solicitar certificados e declarações relativos à participação em eventos, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas e demais atividades promovidas/organizadas pela DEPPG e seus setores deverão ser solicitados através do email: certificadosedeclaracoes.sjdr@ifsudestemg.edu.br

A emissão de certificados e declarações deverão sempre seguir os critérios e orientações disponíveis na Instrução Normativa 01/2014 – Emissão de Certificados. A mesma está disponível no link Documentos.