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Diretorias

A Direção Geral, órgão executivo superior do Campus São João del-Rei, é exercida pelo Diretor-Geral e, em suas ausências e impedimentos legais ou regulamentares, por seu substituto legal. 

DIREÇÕES SISTÊMICAS

Diretor-Geral: Prof. Ataualpa Luiz de Oliveira
Substituta: Prof.ª Janaína de Assis Rufino
Contato: dg.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4541

Diretor de Ensino: Prof. Ailton Magela de Assis Augusto
Contato: dde.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

Diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação: Prof.ª Janaína de Assis Rufino
Contato: deppg.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4537

Diretora de Administração e Planejamento: Débora Ferreira Matias
Contato: dap.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515

Diretora de Desenvolvimento Institucional: Lívia Dias de Paula Porfírio
Contato: ddi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

UNIDADES DE ASSESSORIA

Chefe de Gabinete: Samuel de Souza Resende
Contato: gabinete.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4508

Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas: Igor Cerri
Contato: cggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4530

Assessora de Comunicação: Juliana Rodrigues de Almeida
Contato: comunicacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4558

Auditora Interna: Isabela Matos Botelho Luz
Contato: auditoria.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4544

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 09h30 às 20h.
Direção-Geral: atendimento sob demanda.

O Gabinete, dirigido por um Chefe nomeado pelo Diretor Geral, é o órgão de apoio e assessoramento às ações políticas e administrativas do Diretor Geral. Tem como competências e atribuições:

  • Coordenar, controlar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela estrutura organizacional básica do Gabinete do Diretor Geral;
  • Articular as relações e ligações entre o diretor e as demais autoridades da Instituição, bem como as representações sindicais e estudantis e a sociedade em geral;
  • Assistir ao Diretor Geral em suas representações políticas e sociais;
  • Encaminhar, revisar e controlar documentação e correspondência no âmbito do gabinete;
  • Representar o Diretor Geral, quando designado;
  • Supervisionar e exercer ação gerencial e de apoio à execução de atos da Administração;
  • Preparar e encaminhar expediente do Diretor Geral;
  • Supervisionar a Agenda do Diretor Geral;
  • Revisar e encaminhar os atos administrativos e normativos do Diretor Geral, supervisionando os encaminhamentos indicados pelo Diretor;
  • Secretariar as reuniões presididas pelo Diretor Geral ou por seu representante;
  • Dar publicidade aos Instrumentos Normativos (Estatuto, Regimentos, Regulamentos, Portarias, Resoluções, entre outros) do IF Sudeste MG - do Campus São João del-Rei;
  • Dar publicidade às Atas de Reuniões do Conselho do Campus;
  • Desempenhar outras atribuições delegadas pelo Diretor Geral.

Responsável: Samuel de Souza Resende
E-mail: gabinete.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4508

A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas é o setor responsável por planejar, coordenar, dirigir e supervisionar a execução das atividades relacionadas com as políticas de recursos humanos, compreendidas as de administração de pessoal, de desenvolvimento de recursos humanos, de recrutamento e seleção de pessoal e benefícios, segundo a legislação em vigor.
Compete à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas:

  • acompanhar, orientar e aplicar a legislação e normas referentes a recursos humanos;
  • realizar o acompanhamento de vagas do quadro efetivo e emitir termos de exercício de servidores nomeados;
  • acompanhar vagas destinadas à contratação de professores substitutos, emitir contratos e termos aditivos e controlar o vencimento dos mesmos;
  • coordenar processos de avaliação de desempenho, estágio probatório, aposentadoria e pensão alimentícia;
  • acompanhar os processos de afastamento de docentes e técnicos administrativos para capacitação, juntamente à Coordenação de Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa, CIS (Comissão Interna de Supervisão) e CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente);
  • acompanhar e responder questionamentos da Auditoria Interna, Procuradoria, Coordenadoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria de Recursos Humanos (SRH);
  • acompanhar os processos de cessão, remoção, redistribuição, vacância, exoneração e colaboração técnica, em parceria com a Reitoria;
  • realizar pesquisas e publicações na Imprensa Nacional;
  • emitir ofícios relacionados à coordenação;
  • acompanhar e executar alterações nos planos de carreira dos servidores;
  • analisar, instruir e acompanhar processos de interesse do servidor em conformidade com a legislação vigente e emitir informações em processos administrativos, pedidos de revisão ou recursos contra decisões decorrentes de atos administrativos;
  • acompanhar, avaliar e redimensionar o quadro de servidores do Campus;
  • coordenar, planejar e acompanhar o perfil de vagas, a demanda e o dimensionamento de pessoal do Campus;
  • colaborar e acompanhar, juntamente à Reitoria, o planejamento e implantação das políticas de seleção e admissão por meio de concurso público;
  • manter atualizadas as informações relacionadas ao setor na página eletrônica do Campus;
  • prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Para a execução de suas atividades, a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas conta com:

  • Setor de Benefícios e Qualidade de Vida
  • Setor de Capacitação e Avaliação Funcional
  • Setor de Lotação, Cadastro e Pagamento
  • Setor de Aposentados e Beneficiários de Pensão
  • Secretaria de Apoio.

Equipe:

Coordenador Geral de Gestão de Pessoas: Igor Cerri
Substituto: Bruno Bertolin Pereira
E-mail: cggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Bruno Bertolin Pereira
E-mail: bruno.pereira@ifsudestemg.edu.br

Geraldo Magela Franco
E-mail: scggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Telefone: (32) 3379-4530

Horário de Funcionamento:
- Segunda a Quinta-feira: 08:00 hrs às 20:00 hrs
- Sexta-feira: 08:00 hrs às 17:00 hrs

Setor Gestão de Pessoas - Requerimentos

Descrição Arquivo
Prestação de Serviços clique para baixar
Relatório de Atividades (Horário Especial para Servidor Estudante) clique para baixar
Relatório de Atividades Externas clique para baixar

Gestão de Pessoas - Boletim de Serviços


Ano Mês Descrição Arquivo
2017 Julho Boletim de Serviço 07/2017 clique para baixar
2017 Junho Boletim de Serviço 06/2017 clique para baixar
2017 Maio Boletim de Serviço 05/2017 clique para baixar
2017 Abril Boletim de Serviço 04/2017 clique para baixar
2017 Março Boletim de Serviço 03/2017 clique para baixar
2017 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2017 clique para baixar
2017 Janeiro Boletim de Serviço 01/2017 clique para baixar
2016 Dezembro Boletim de Serviço 12/2016 clique para baixar
2016 Novembro Boletim de Serviço 11/2016 clique para baixar
2016 Outubro Boletim de Serviço 10/2016 clique para baixar
2016 Setembro Boletim de Serviço 09/2016 clique para baixar
2016 Agosto Boletim de Serviço 08/2016 clique para baixar
2016 Julho Boletim de Serviço 07/2016 clique para baixar
2016 Junho Boletim de Serviço 06/2016 clique para baixar
2016 Maio Boletim de Serviço 05/2016 clique para baixar
2016 Abril Boletim de Serviço 04/2016 clique para baixar
2016 Março Boletim de Serviço 03/2016 clique para baixar
2016 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2016 clique para baixar
2016 Janeiro Boletim de Serviço 01/2016 clique para baixar
2015 Dezembro Boletim de Serviço 12/2015 clique para baixar
2015 Novembro Boletim de Serviço 11/2015 clique para baixar
2015 Outubro Boletim de Serviço 10/2015 clique para baixar
2015 Setembro Boletim de Serviço 09/2015 clique para baixar
2015 Agosto Boletim de Serviço 08/2015 clique para baixar
2015 Julho Boletim de Serviço 07/2015 clique para baixar
2015 Junho Boletim de Serviço 06/2015 clique para baixar
2015 Maio Boletim de Serviço 05/2015 clique para baixar
2015 Abril Boletim de Serviço 04/2015 clique para baixar
2015 Março Boletim de Serviço 03/2015 clique para baixar
2015 Fevereiro Boletim de Serviço 02/2015 clique para baixar
2015 Janeiro Boletim de Serviço 01/2015 clique para baixar
2014 Dezembro Boletim de Serviço 11/2014 clique para baixar
2014 Novembro Boletim de Serviço 10/2014 clique para baixar
2014 Outubro Boletim de Serviço 09/2014 clique para baixar
2014 Setembro Boletim de Serviço 08/2014 clique para baixar
2014 Agosto Boletim de Serviço 07/2014 clique para baixar
2014 Julho Boletim de Serviço 06/2014 clique para baixar
2014 Junho Boletim de Serviço 05/2014 clique para baixar
2014 Maio Boletim de Serviço 04/2014 clique para baixar
2014 Abril Boletim de Serviço 03/2014 clique para baixar
2014 Março Boletim de Serviço 02/2014 clique para baixar
2014 Fevereiro Boletim de serviço 01/2014 clique para baixar

Compete ao Setor de Benefícios e Qualidade de Vida:

  1. realizar a implantação e desenvolvimento de programas de saúde e motivação;
  2. acompanhar o desenvolvimento de convênios de saúde;
  3. executar, em parceria com a Seção de Aposentados e Beneficiários de Pensão, programas de orientação, acompanhamento e preparação para a aposentadoria dos servidores;
  4. atuar na implantação de programas de orientação, acompanhamento e integração de estagiários;
  5. desenvolver programas de capacitação e integração que colaborem para a adaptação de novos servidores;
  6. propor programas de atendimento, orientação e acompanhamento biopsicosocial do servidor;
  7. promover atividades educacionais e programas de prevenção de doenças ocupacionais;
  8. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à coordenação.

Responsável: Bruno Bertolin Pereira
E-mail: bruno.pereira@ifsudestemg.edu.br

Compete ao Setor de Capacitação e Avaliação Funcional:

I. realizar levantamentos e especificar as características das necessidades de treinamento dos servidores do Campus;
II. elaborar e executar programas de capacitação e qualificação de servidores;
III. fornecer à Reitoria informações necessárias à elaboração do plano anual de capacitação do Instituto;
IV. elaborar e acompanhar os programas de avaliação de desempenho, processos de progressão por mérito, progressão por capacitação e estágio probatório, assim como o desenvolvimento de carreira dos servidores.

Responsável: Bruno Bertolin Pereira
E-mail: bruno.pereira@ifsudestemg.edu.br

Compete ao Setor de Lotação, Cadastro e Pagamento:

  1. elaborar processos de licença, inclusão de dependentes, imposto de renda, adicional de insalubridade, rescisões, ajuda de custo, auxílios, falta não justificada, avaliação de desempenho, progressão por mérito, estágio probatório e demais vantagens e benefícios concedidos aos servidores;
  2. agendar perícias médicas;
  3. marcar os períodos de férias dos servidores;
  4. realizar consignações de ativos;
  5. fornecer dados ao Pesquisador Institucional, quando solicitado;
  6. efetuar o cadastro de servidores nomeados na folha de pagamentos e mantê-lo atualizado;
  7. confeccionar e atualizar as fichas funcionais dos servidores;
  8. acompanhar e atualizar o quadro de funções e organograma;
  9. realizar atualizações de endereço e contas bancárias;
  10. realizar acertos referentes a servidores nomeados ou que estejam em processo de vacância, redistribuição e exoneração na folha de pagamentos;
  11. efetuar lançamento de substituições, incentivo à qualificação, progressões por capacitação, progressões realizadas pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), nomeações e exonerações – designações e dispensas de Cargo de Direção (CD) e Função Gratificada (FG), Parcela incorporada de função (PIF) e demais reajustes da folha de ativos;
  12. imprimir relatórios, conferir e homologar a folha de pagamentos;
  13. efetuar acertos nos planos de carreira de técnicos administrativos e docentes;
  14. efetuar lançamentos referentes a ressarcimento de planos de saúde, auxílio transporte e adicional noturno;
  15. realizar acertos referentes a alteração de carga horária, términos de contrato e rescisões de professores substitutos;
  16. elaborar processos de exercícios anteriores e encaminhar à Reitoria para emissão de parecer, reconhecimento da dívida e nota técnica;
  17. registrar no sistema os processos de vacância, redistribuição e exoneração;
  18. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Compete ao Setor de Aposentados e Beneficiários de Pensão:

  1. analisar, instruir, acompanhar e elaborar processos de aposentadoria, abono de permanência, pensão, licença prêmio, auxílio funeral e exercícios anteriores, assim como demais processos de interesse de servidores inativos e beneficiários de pensão, em conformidade com a legislação vigente;
  2.  emitir certidões e realizar averbações de tempo de serviço;
  3. efetuar anualmente o recadastramento de inativos e pensionistas, possíveis alterações de endereço e dados bancários, assim como realizar cadastro de dependentes;
  4. realizar a conferência da folha de pagamentos de inativos e pensionistas;
  5. efetuar consignações de inativos e pensionistas;
  6. realizar acertos referentes a alterações em planos de carreira, Parcela incorporada de função (PIF), ressarcimento de planos de saúde e demais reajustes;
  7. organizar pastas e fichas funcionais de inativos, pensionistas e ex-servidores;
  8. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

E-mail: cggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Compete à Secretaria de Apoio:

  1. expedir carteiras funcionais dos servidores;
  2. fazer o controle das folhas de ponto dos servidores do Campus e acompanhar a frequência de servidores cedidos para outros órgãos;
  3. distribuir os contracheques de ativos, inativos e beneficiários de pensão;
  4. solicitar e organizar a declaração de bens dos servidores anualmente;
  5. orientar sobre acesso e desbloqueio no sítio oficial das informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPEnet);
  6. selecionar os atos administrativos produzidos no Campus e elaborar o boletim de serviço;
  7. confeccionar e organizar pastas de servidores nomeados;
  8. emitir atestados e declarações referentes à vida funcional dos servidores;
  9. prestar atendimento direto ao servidor nos assuntos relacionados à Coordenação.

Responsável:
Geraldo Magela Franco
E-mail: scggp.sjdr@ifsudestemg.edu.br

O Portal de Serviços do Servidor, juntamente com o Portal de Gestão de Pessoas, são os primeiros passos para a implantação do SIGEPE - Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, que está sendo desenvolvido em substituição ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, o SIAPE.

O objetivo do SIGEPE é subsidiar, por meio dos recursos de Tecnologia da Informação, as políticas de gestão de pessoas e as operações de recursos humanos do Governo Federal.

Os Portais contemplam as funcionalidades existentes no SIAPEnet e agregarão outras. Na primeira fase, foram migrados os módulos Servidor e Pensionista, o que  possibilita que os servidores ativos, aposentados e pensionistas acessem seus dados pessoais e financeiros e dessa forma acompanhem a sua vida funcional.

Os portais são gerenciados pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,  órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC.

Fonte: https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/web/segep/portal-gestao-pessoas-apresentacao

 

Link para acesso ao SIGEPEhttps://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/web/portal-publico-sigepe/portal-do-servidor

Dúvidas frequentes de acesso: https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/web/segep/duvidas-de-acesso

            A Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SRT/MP, por meio da Ouvidoria do Servidor, coloca à disposição de todos, um Portal que ratifica o comprometimento em: realizar ações que valorizem o servidor público federal civil; participar da consolidação da Democratização das Relações de Trabalho e assim, colaborar com a melhoria dos serviços públicos prestados ao povo brasileiro.
            Este Portal possibilita ao servidor público, a busca por informações mais recentes referentes às atividades desta Ouvidoria, legislações pertinentes a sua vida funcional, links com outros sítios governamentais e, principalmente, o envio de mensagens (elogios, reclamações, sugestões, solicitações, informações e denúncias).
            A Ouvidoria do Servidor é um canal de comunicação, que possui como foco o servidor público federal, propiciando sua interlocução com a política de recursos humanos e a relação com a unidade de Recursos Humanos de seu próprio órgão.
            A iniciativa de termos uma Ouvidoria do Servidor, em um momento de grandes transformações sociais e econômicas vivenciadas no Brasil desde 2003 com o início do governo do Presidente Lula, representa um salto de qualidade no atendimento prestado pelo Governo Federal, na qual a informação pública, gratuita e acessível, é considerada um dos bens mais importantes oferecidos aos seus servidores e cidadãos como estímulo ao exercício da atividade pública, à cidadania e ao aprimoramento do controle da Administração Pública, para um Estado que se quer moderno, eficiente e participativo.
            Assim, a Ouvidoria se apresenta como instrumento de interlocução do cumprimento de uma das competências da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Decreto 7.675, de 20 de janeiro de 2012, artigo 38):
"III - exercer como órgão central do SISRT, a interlocução com os servidores públicos, por meio de procedimentos de negociação de termos e condições de trabalho, da Ouvidoria-Geral do Servidor Público e de outros instrumentos. "
            E, ainda, ao disposto na Portaria nº 370, de 26 de agosto de 2010 (em vigor):
IV - facilitar o acesso do servidor público federal a Ouvidoria do Servidor, simplificando seus procedimentos internos e promovendo a divulgação sistemática de sua missão institucional, bem como dos serviços oferecidos;
            Observe também, que não necessariamente, o acesso ao Portal da Ouvidoria deverá ser a última instância, mesmo após não se sentir atendido em sua demanda, pois o local mais importante e acessível para resolver seus problemas funcionais é o seu local de trabalho.
            Com a sua participação, ajude a fortalecer este canal de comunicação, que é de todos nós.

            Para conhecer o site  da Ouvidoria do Servidor acesse:
            http://www.ouvidoriadoservidor.gov.br

Auditoria é um conjunto de técnicas que visa avaliar, de forma amostral, a gestão da instituição – confronta uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou normativo.

É a unidade responsável pelo exame das atividades da instituição, recomendando aprimoramento aos gestores responsáveis e comunicando eventos relevantes à alta administração.

Averiguar se as atividades estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente e se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

A finalidade básica é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados, quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística da instituição.

Reponsável: Isabela Matos Botelho Luz Contato: auditoria.sjdr@ifsudestemg.edu.br

AnexoTamanho
AUDITORIA.pdf904.19 KB

Ano: 2016
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Ano: 2015
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- Compete à Assessoria Processual:

  1. emitir pronunciamentos por meio de informações e pareceres conclusivos sobre processos e questões que lhe forem submetidas pelo Diretor-Geral;
  2. sugerir ao Diretor-Geral a fixação de critérios para a formação jurídica de atos normativos;
  3. colaborar com os dirigentes dos órgãos da Administração Superior nos estudos e na elaboração de ante-projetos , projetos, planos e programas;
  4. estabelecer normas para os inquéritos administrativos instaurados na Instituição e orientar, sempre que solicitado, os trabalhos das respectivas comissões;
  5. promover e acompanhar quaisquer ações judiciais mediante delegação, em que a INstituição for autora, ré, assistente ou oponente, adotando as providências necessárias à defesa dos interesses da Instituição;
  6. articular-se com o Ministério Público Federal e manter o controle do andamento dos processos relativos às causas em que a Instituição for parte;
  7. manter codificada e indexada toda a legislação de interesse da Instituição, podendo, para isso, recorrer aos órgãos responsáveis pela aquisição do acervo bibliográfico da Instituição;
  8. examinar, do ponto de vista legal, convênios, acordos e contratos em que a Instituição for interessada e antes de serem firmados pelas partes;
  9. manter, sob a responsabilidade de um setor específico, a documentação relativa aos contratos e convênios

- Só serão examinados contratos e convênios quando encaminhados pelo Gabinete do Diretor-Geral.

- A partir da data da aprovação, pelo Diretor-Geral, de parecer emitido pela Procuradoria Jurídica, os órgãos da Instituição ficam obrigados a lhe dar fiel cumprimento.

- O assessoramento processual aos órgãos da Administração Superior, aos órgãos da Administração Setorial, aos órgãos suplementares e aos órgãos de apoio administrativo, será feito através de respostas ás consultas a ela formuladas, só se constituindo ato normativo se o pronunciamento da assessoria for aprovado pelo Diretor-Geral.

A Assessoria de Comunicação do Diretor-Geral e das direções sistêmicas tem como objetivo zelar pela imagem e dar publicidade aos atos administrativos dos membros da diretoria, garantindo assim uma gestão integrada e transparente. Assim como as assessorias de imprensa é composta somente por jornalistas. Têm a função de lidar diretamente com repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição das diretorias Geral e sistêmica para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Deve ainda divulgar eventos, montar clippings, dar orientações sobre como executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia e possuir mailing atualizado. Mas seu principal papel é a divulgação.

Os assessores de comunicação precisam ainda ter conhecimento sobre as ações do setor de Recursos Humanos; ter contato direto e constante com todos os veículos midiáticos nos locais que mais têm retorno para a empresa; saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas para veiculação midiática, respeitando os critérios de cada meio.

No Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Câmpus São João del-Rei, embora a Assessoria de Comunicação seja diretamente ligada ao Diretor-Geral, no Câmpus, ela funciona junto à Coordenação de Comunicação e Eventos, ligada ao Departamento de Desenvolvimento Institucional.

Regulamento Interno

Segundo, o Regulamento Interno do Câmpus, compete à Assessoria de Comunicação, Artigo 43:

I - coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades relacionadas à Assessoria de Comunicação;

II - formular, integrar e coordenar a política de comunicação da Direção-Geral do Câmpus São João del-Rei;

III - promover a representação do Diretor-Geral junto aos órgãos de imprensa, quando solicitado;

IV - coordenar as relações da Direção-Geral com os demais setores e veículos de comunicação e assessorá-lo quanto ao processo de funcionamento dos veículos de comunicação;

V - manter atualizado o site institucional no que tange às ações da Direção-Geral com informações gerais de interesse da comunidade acadêmica;

VI - promover a divulgação dos assuntos de interesse administrativo da Direção-Geral;

VII - programar e promover a organização de solenidades públicas relacionadas diretamente à Direção-Geral;

VIII - manter constante contato com órgãos de imprensa, a fim de divulgar as ações institucionais da Direção-Geral;

IX – organizar as reuniões convocadas pelo Diretor-Geral;

X - providenciar a cobertura jornalística de atividades e atos do Diretor-Geral;

XI - providenciar e supervisionar a elaboração de material informativo de interesse da Direção-Geral, a ser divulgado pela imprensa, em observância aos princípios da publicidade e da transparência;

XII - pesquisar matérias veiculadas pela mídia, de interesse da Direção-Geral e do Câmpus São João del-Rei;

XIII - manter arquivo de documentos, matérias, reportagens, fotografias e informes publicados na imprensa local e nacional e em outros meios de comunicação social, abarcando o que for noticiado sobre o Câmpus São João del-Rei;

XIV - manter o Diretor-Geral informado sobre publicações de seus interesses;

XV - elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação;

XVI- coletar informações, realizando entrevistas, pesquisas e diagnósticos, mantendo o Diretor-Geral e os diretores sistêmicos informados, a fim de propiciar a adequação de suas ações às expectativas da comunidade;

XVII - executar outras tarefas correlatas determinadas pela hierarquia superior.

Proposta 2014

Para o ano de 2014, as ações que propostas para setor são:

  • Manter e/ou atualizar os porta – vozes a partir de temas específicos e disponibilizar para o agendamento de entrevistas pela imprensa;
  •   Divulgação dos resultados alcançados ao final de cada ano de gestão do Instituto;
  • Criar manual de orientação às fontes principais com dicas desenvolvidas através do media- training;
  •  Ministrar curso de media-training para novos coordenadores e àqueles que assumiram recentemente cargos administrativos que podem vir a ser requisitados pela imprensa.
  • Atender as solicitações dos jornalistas;
  • Transformar acontecimentos empresariais em notícias;
  • Parceria com órgãos de imprensa para a publicação de artigo e matérias que envolvam as diversas diretorias do Câmpus;
  • Criação  e Treinamento de um Conselho Interno de Gestão de Crise.
  • Acompanhamento mais sistemático da direção Geral em reuniões e encontros que sejam estratégicos e pertinentes para o Câmpus.
  • Reforçar a relação com outros câmpus do IF Sudeste MG, buscando ampliar os canais de divulgação do Câmpus São João del-Rei.
  • Criar encontro mensal de setores e Direção Geral ( Café com o diretor) para reforçar o contato da Direção com as coordenações. 

Assessoria Comunicação - Documentos

Descrição Arquivo
Guia para Cobrança de Inscrições em eventos - Orientações e Procedimentos clique para baixar
Cartilha sobre o uso de logomarcas oficiais no período da eleição clique para baixar
Modelo de papel timbrado para documentos oficiais clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar
Brasão da República Federativa do Brasil clique para baixar
Logomarca oficial IFSudesteMG- Câmpus São João del-Rei clique para baixar
Manual de Logomarcas do Instituto Federal clique para baixar

O Pesquisador Institucional é o interlocutor entre as instituições de ensino e o Ministério da Educação. São atribuições do Pesquisador Institucional:

  • manter interlocução com todos os órgãos e setores ligados às atividades de regulação e acompanhamento da Educação junto ao Ministério da Educação, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE);
  • estar atualizado com as normas e diretrizes do Ministério da Educação e seus Órgãos, referentes à função do Pesquisador Institucional, como forma de assessorar decisões, apontando mudanças necessárias para atendimento das novas diretrizes;
  • interpretar mudanças no sistema educativo, dando suporte às atividades acadêmicas e administrativas do Campus;
  • atuar proativamente, apontando necessidades, oportunidades e direcionamentos, relacionados as atividades acadêmicas e administrativas;
  • atuar como multiplicador das diretrizes do Ministério da Educação, em todas as instâncias do Campus;
  • atuar de forma permanente junto ao Setor de Tecnologia da Informação, com o objetivo de sistematizar informações e manter um Banco de Dados atualizado que dê suporte ao desenvolvimento das atividades inerentes ao Pesquisador Institucional;
  • responder às demandas dos sistemas e-MEC, Censo da Educação Superior, Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), Educacenso, Sistema de  Informações Gerenciais (SIG), Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outros sistemas relacionados às atividades gerenciais do Campus;
  • protocolar, acompanhar e responder, em conjunto com os Campi, os processos inseridos no sistema e-MEC, referentes ao reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, credenciamento e recredenciamento da instituição de ensino superior e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação;
  • protocolar, acompanhar e responder, junto ao sistema e-MEC, os processos referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Regimento Interno e Estatuto;
  • atualizar os membros da subcomissão Própria de Avaliação (SPA) e inserir o relatório de Auto-avaliação junto ao e-MEC;
  • dar publicidade aos relatórios gerenciais disponibilizados pelos sistemas sob responsabilidade do Pesquisador Institucional;
  • avaliar indicadores acadêmicos e administrativos, com o objetivo de sinalizar e ou propor à administração ações efetivas referentes ao planejamento e à tomada de decisões.

Responsável: Gisele Francisca da Silva Carvalho
E-mail: pi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4511

Compete à Diretoria de Administração e Planejamento:

  • Planejar, desenvolver, administrar, orientar e controlar as atividades de modernização institucional, de guarda e tratamento da informação, de administração e desenvolvimento de recursos humanos e materiais;
  • Sistematizar as informações administrativas;
  • Elaborar o planejamento orçamentário;
  • Acompanhar o controle da execução orçamentária;
  • Realizar a avaliação técnica de propostas de convênios e documentos assemelhados;
  • Gerir os créditos provisionados e os recursos repassados que se destinem à execução de suas atividades;
  • Fazer reuniões periódicas com os chefes e servidores subordinados objetivando a melhoria da coordenação e desempenho dos trabalhos;
  • Planejar, coordenar, supervisionar, orientar executar e controlar as atividades inerentes à administração de bens patrimoniais e de consumo e à aquisição ou contratação de fornecimento  de bens e prestação de serviços;
  • Comunicar qualquer irregularidade de que tenha conhecimento, relativamente às normas e aos serviços da área de sua atribuição;
  • Acompanhamento das faltas e irregularidades cometidas por fornecedores inclusive quanto ao prazo de entrega e à qualidade do material recebido, propondo quando for o caso, aplicação de multas;
  • Manter sob controle e em segurança o material permanente e os equipamentos à disposição da unidade;
  • Elaborar planos de trabalhos para captação de recursos, visando atendimento de projetos específicos do Câmpus São João del-Rei;
  • Acompanhar os processos de descentralizações de créditos e convênios e termos de cooperação, desde o destaque orçamentário até a liquidação da despesa;
  • Emitir relatórios e prestações de contas para encaminhamento aos órgãos concedentes;
  • Acompanhar a prestação de contas anual do Câmpus junto à Direção Geral.

Diretor: Eduardo Caliani Júnior.
E-mail: dap.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete à assessoria contábil:

  • acompanhamento de toda a execução orçamentária e financeira no sistema SIAFI;
  • promover a prestação, acerto e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros;
  • elaborar e manter atualizados relatórios contábeis;
  • acompanhar mensalmente todas as despesas referentes a serviços terceirizados;
  • prestar mensalmente informações relativas às contribuições previdenciárias, apuração do ICMS;
  • prestar informações anuais, quanto às retenções do imposto de renda de pessoas físicas e retenções de pessoas jurídicas;
  • acompanhamento e atualização da regularidade fiscal e previdenciária do Campus São João del-Rei;
  • acompanhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração de Planejamento;
  • assessorar às coordenações da Diretoria de Administração e Planejamento na execução de suas atividades quando envolver questões contábeis;
  • registrar mensalmente a conformidade contábil relativa à Unidade Gestora do Câmpus São João del-Rei.

A conformidade contábil do Campus será registrada pelo contador responsável designado por Portaria da Direção Geral.

Responsável: Josiane Damaso
E-mail: contabilidade.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4519.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete à Coordenação Geral de Administração e Finanças:

  • elaborar a programação orçamentária;
  • analisar processos para emissão de empenhos;
  • emitir empenhos;
  • acompanhar a execução do orçamento;
  • elaborar relatório sobre a execução orçamentária;
  • elaborar a programação financeira;
  • analisar processos para pagamento;
  • acompanhar a execução financeira;
  • emitir relatórios referentes aos movimentos financeiros;
  • controlar a quitação de fornecimento de diárias e bilhete de passagens solicitando, quando for o caso, o reembolso junto ao servidor;
  • emitir relatório sobre a movimentação de diárias e passagens;
  • acompanhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração de Planejamento.

Responsável: Andréa Cristina da Silva Oliveira
E-mail: cgaf.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Compete ao setor de execução financeira:

  • conferir, liquidar e pagar as notas fiscais de fornecedores;
  • verificar a situação das empresas quanto à retenção de tributos e  contribuições;
  • efetuar execução financeira do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens
  • imprimir documentos comprobatórios de despesas para compor os processos;
  • manter os processos comprobatórios das despesas devidamente arquivados;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Débora Ferreira Matias
E-mail: financeiro.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4515.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Execução Financeira - Formulários

Descrição Arquivo
Requerimento de Ressarcimento de Passagem Terrestre clique para baixar

Compete ao setor de almoxarifado:

  • atuar nos processos de aquisição de material;
  • promover a distribuição do material de consumo de acordo com as solicitações dos setores;
  • organizar e armazenar os materiais, exercendo o controle físico, contábil e financeiro dos recebidos, fornecidos e em estoque;
  • propor as aquisições de materiais que se tornem necessários;
  • realizar inventário físico-financeiro do material em estoque, nos termos da legislação vigente;
  • conferir, atestar, cadastrar e classificar os materiais recebidos, obedecendo à legislação vigente;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Mauricio de Paiva Oliveira.
E-mail: almoxarifado.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4504.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Almoxarifado - Documentos

Descrição Arquivo
REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO clique para baixar

Compete ao setor de patrimônio:

  • efetuar classificação, registros, vistorias e conferir a localização mantendo atualizado o cadastro de bens móveis, imóveis do câmpus São João del-Rei;
  • realizar toda e qualquer cessão, alienação, movimentação ou baixa de material permanente, equipamentos, mobiliários, de acordo com a legislação vigente;
  • realizar inventário físico dos bens patrimoniais e elaborar, periodicamente, o rol de responsáveis pela sua guarda;
  • emitir, formalizar, atualizar e manter sob sua guarda os termos de responsabilidades;
  • emitir mensalmente o relatório físico-financeiro dos bens patrimoniais;
  • propor, quando necessária, a realização de seguros de bens móveis e imóveis;
  • receber e manter sob sua guarda o material inservível ou fora de uso, propondo e providenciando a alienação ou baixa;
  • fazer acompanhamento e atualização, quando necessárias dos bens imóveis nos sistemas do governo;
  • desempenhar outras atividades correlatas a função, definidas pela legislação e/ou correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Mauricio de Paiva Oliveira.
E-mailpatrimonio.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4504.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Patrimônio - Documentos

Descrição Arquivo
Orientações do Setor de Patrimônio clique para baixar

 Compete à coordenação de serviços gerais:

  • planejar, coordenar, supervisionar e executar as atividades atinentes as áreas de apoio e manutenção geral do Campus;
  • planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relativas à vigilância, portaria, limpeza e conservação, oficina, transporte, garagem, mecanografia e marcenaria;
  • coordenar, controlar, acompanhar e avaliar a execução de obras e serviços na forma de legislação pertinente;
  • atestar o recebimento de obras e serviços;
  • participar de atividades planejadas pela instituição, inerentes a esta Coordenação;
  • desempenhar outras atividades correlatas, definidas pelo departamento.

Parágrafo Único.  Para execução de suas  atividades,  a Coordenação de Serviços Gerais contará com:

  1. Setor de Transportes;
  2. Setor de Serviços de Apoio
  3. Setor de Vigilância

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mail: rejane.ribeiro@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379- 4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Ao Setor de Transportes compete:

  • controlar e executar as atividades de transporte e as relativas à guarda, manutenção e liberação dos veículos de responsabilidade do IF Sudeste MG do Câmpus  São João del Rei;
  • elaborar e controlar as escalas do pessoal de serviço;
  • limpar, conservar, abastecer e controlar os veículos;
  • elaborar mapas e demonstrativos das despesas mensais de cada veículo, relacionando as peças,  quilometragem e  consumo de combustíveis  e lubrificantes;
  • licenciar e emplacar os veículos;
  • abastecer os veículos de acordo com solicitação dos motoristas;
  • realizar outras atividades que se incluam no âmbito de sua competência.
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mailtransportes.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379- 4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Setor Transporte - Documentos

Descrição Arquivo
INSTRUÇÃO NORMATIVA 06/2014- REGULAMENTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS OFICIAIS PERTENCENTES AO CÂMPUS SÃO JOÃO DEL-REI DO IF SUDESTE MG. clique para baixar
Formulário de Solicitação Manual de Veículo(libre office) clique para baixar
Formulário SCDP - Viagens para Capacitação (libre office) clique para baixar
Formulário SCDP - Viagens Administrativas (libre office) clique para baixar
Relatório de Viagem (libre office) clique para baixar

Ao Setor de Serviços de Apoio compete:

  • solucionar problemas ligados à hidráulica, marcenaria e eletricidade em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • supervisionar as atividades inerentes à manutenção e conservação de bens móveis e imóveis em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • realizar pequenos reparos em telhados, paredes e pisos em conjunto com a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção;
  • executar a limpeza geral e manutenção das áreas externas e internas aos prédios do Campus São João del Rei;
  • comunicar a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção a existência de algum problema que não pode ser resolvido pelos servidores do setor, para que sejam tomadas as providências cabíveis;
  • participar de atividades planejadas pelo Câmpus  São João del Rei;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

Responsável: Rejane Aparecida Miranda Ribeiro.
E-mailservicosapoio.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4514.
Horário de Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 hrs e 13:00 hrs às 17:00 hrs.

Ao Setor de Vigilância compete:

  • zelar pelo material, instalações, mobiliário e outros bens do Câmpus  São João del Rei;
  • percorrer a área sob sua responsabilidade atentando para eventuais anormalidades nas rotinas de serviço dentro das dependências do Instituto;
  • vigiar a entrada e saída de pessoas ou bens da instituição;
  • desenvolver uma atuação preventiva em termos de segurança, procurando assistir integralmente a instituição;
  • realizar relatório informando a ocorrência de problemas e encaminhá-lo à Coordenação de Serviços Gerais;
  • desempenhar outras atividades correlatas definidas pela Diretoria de Administração e Planejamento.

A Direção de Desenvolvimento Institucional (DDI) é o órgão responsável por coordenar, supervisionar e avaliar a execução de programas e projetos de desenvolvimento institucional em todos os níveis da administração e do ensino do IF Sudeste MG - Câmpus de São João del-Rei. Assim, para a execução de suas atividades, esta direção conta com as seguintes coordenações:

  • Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção
  • Coordenação de Tecnologia da Informação
  • Coordenação de Comunicação e Eventos

Objetivos:

  • Atuar na articulação interna do Câmpus São João del-Rei, com a Reitoria e outros campi;
  • Atuar no planejamento estratégico do câmpus, com vistas a subsidiar a definição das prioridades de desenvolvimento do campus;
  • Propor alternativas organizacionais, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do câmpus;
  • Criar formulários, estabelecer fluxogramas e rotinas organizacionais de documentos oficiais;
  • Colaborar com a Diretoria-Geral na promoção de equidade institucional interna e entre os Campi, quanto aos planos de investimentos do IF Sudeste MG;
  • Participar e opinar juntamente com as diretorias sistêmicas a respeito do orçamento anual do câmpus;
  • Coordenar os processos de sistematização de dados, informações e de procedimentos institucionais, disponibilizando-os na forma de conhecimento estratégico;
  • Supervisionar as atividades de gestão das informações, infraestrutura, planos de ação e relatórios do câmpus;
  • Estudar e determinar a exploração e uso das dependências do câmpus visando o melhor aproveitamento das instalações;
  • Representar o câmpus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  • Zelar pelo cumprimento das metas definidas nos planos do Instituto Federal, e específico as determinadas para o câmpus;
  • Executar outras funções que, por sua natureza, lhe estejam afetas ou lhe tenham sido atribuídas.

Diretora: Lívia Dias de Paula Porfírio
E-mail: ddi.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

Diretoria Desenvolvimento Institucional (DDI) - Documentos

Descrição Arquivo
Autorização para retirada de chave clique para baixar
Instruções para o agendamento de laboratórios clique para baixar
Instrução Normativa 004-2014 Laboratórios clique para baixar
Norma de utilização do e-mail institucional clique para baixar

São atribuições da Coordenação de Projetos, Obras e Manutenção:

  • Fiscalizar a execução de obras e serviços no âmbito do câmpus;
  • Coordenar a elaboração de projetos básicos e orçamentários de obras e serviços de engenharia, bem como relatórios, no âmbito do Câmpus São João del-Rei;
  • Emitir parecer técnico sobre as propostas apresentadas para obras e serviços a serem executados;
  • Propor e acompanhar a implantação de projetos de melhoria na área de engenharia e infraestrutura na Instituição;
  • Representar o câmpus nos foros específicos da área, quando se fizer necessário;
  • Viabilizar a participação de professores e alunos na elaboração e fiscalização de projetos de obras e serviços;
  • Atuar junto à administração do câmpus no tocante ao desenvolvimento do plano urbanístico e de obras civis;
  • Coordenar as equipes de execução e fiscalização do desenvolvimento de projetos de obras, no âmbito do câmpus;
  • Emitir e assinar termos de recebimento de obras;
  • Participar da elaboração e acompanhar a execução do plano diretor de infraestrutura da Instituição;
  • Realizar outras atividades afins e correlatas.

E-mail: cpom.sjdr@ifsudestemg.edu.br

A Coordenação de Tecnologia da Informação tem por objetivo planejar e coordenar as ações referentes à utilização da tecnologia da informação na instituição. Essa coordenação é subordinada a Direção de Desenvolvimento Institucional.
Para execução de suas atividades, a Coordenação de Tecnologia da Informação conta com os seguintes setores:

  • Setor de Suporte;
  • Setor de Infraestrutura;
  • Setor de Desenvolvimento de Sistemas.

Equipe:

  • César Augusto Neves
  • Cleiton Max da Silva
  • Daniel Ferreira Silva
  • Wagner de Almeida Júnior

Coordenador: Daniel Ferreira Silva
E-mail: ti.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: 3379-4542

Horário de Funcionamento: 08  às 21 horas.

Setor Tecnologia da Informação (TI) - Documentos

Descrição Arquivo
Instruções para o agendamento de laboratórios clique para baixar
Instrução Normativa 004-2014 Laboratórios clique para baixar

O Setor de Suporte tem por finalidade:

  • Dar suporte e manutenção aos softwares e equipamentos de  informática e comunicação da rede de computadores;
  • Promover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do ensino presencial e a distância;
  • Manter e alimentar o site institucional;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação;
  • Sugerir a contratação de serviços e aquisição de equipamentos para melhorar os serviços prestados pelo setor de suporte;
  • Sugerir a criação de guias e manuais relacionados aos principais problemas identificados durante às atividades de manutenção.

Responsável: Cleiton Max da Silva
E-mail: suporteti.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4542

O Setor de Infraestrutura tem por finalidade:

  • Prospectar tecnologias da informação e comunicação;
  • Analisar, implementar e manter sistemas computacionais de apoio à atividades administrativas e acadêmicas;
  • Executar rotinas de backup de dados;
  • Apoiar a aquisição de bens e contratação de serviços de tecnologia da informação;
  • Tornar operacional e monitorar toda a  infraestrutura de rede de comunicação de dados e serviços;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Executar planos de expansão da rede;
  • Controlar o uso dos serviços de rede de acordo com as políticas definidas pela instituição;
  • Sugerir a contratação de serviços e aquisição de equipamentos para melhorar os serviços prestados pelo setor de infra-estrutura;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação.

Responsável: Daniel Ferreira Silva
E-mail: daniel.silva@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4542

O Setor de Desenvolvimento de Sistemas tem por finalidade:

  • Especificar, desenvolver, testar, documentar, instalar e manter sistemas de informação que automatizem as rotinas acadêmicas e administrativas;
  • Apoiar a implantação de sistemas adquiridos de terceiros na instituição;
  • Apoiar os usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo setor;
  • Sugerir a contratação de sistemas e serviços para melhorar os serviços prestados pelo setor de desenvolvimento de sistemas;
  • Desempenhar outras atividades correlatas atribuídas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação.

Para execução de suas atividades, a Coordenação de Comunicação e Eventos conta com os seguintes setores:

  • Setor de Eventos;
  • Setor de Relações Públicas;
  • Setor de Jornalismo.

Responsável: Juliana Rodrigues de Almeida
Contato: comunicacao.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Horário de funcionamento: 09hs às 21hs

O Setor de Eventos tem por finalidade:

  • Coordenar, planejar, assessorar e organizar os cerimoniais e eventos do Campus;
  • Acompanhar e dar suporte às Comissões Organizadoras dos cerimoniais e eventos no Campus;
  • Elaborar manual de padronização dos cerimoniais e eventos do Campus;
  • Orientar os organizadores dos eventos do Campus quanto ao roteiro do cerimonial e à padronização do mesmo;
  • Zelar pela observância e cumprimento das normas protocolares dos cerimoniais e eventos do Campus;
  • Acompanhar e dar suporte à Comissão de Orientação de Formatura do Campus;
  • Organizar as solenidades e definir a ordem de precedência das autoridades convidadas para participar das cerimônias;
  • Planejar e executar, juntamente com o Setor de Relações Públicas, a divulgação dos eventos do Campus;
  • Executar as atividades administrativas relacionadas ao Setor de Eventos;
  • Apoiar os Setores de Relações Públicas e de Jornalismo em suas atividades.

Responsável: Dênis Ester Lamas
E-mail: eventos.sjdr@ifsudestemg.edu.br

O Setor de Relações Públicas tem por finalidade:

  • Planejar e gerenciar as estratégias de implantação e implementação das ações de comunicação, divulgação e marketing do Campus;
  • Criar e gerenciar meios de comunicação visando à transmissão, de forma clara e objetiva, dos acontecimentos do Campus;
  • Criar vínculos, por meio dos canais de comunicação, com os públicos interno e externo do Campus;
  • Executar, de forma integrada as estratégias de comunicação do Campus;
  • Promover a comunicação integrada entre os setores do Campus;
  • Definir e avaliar, em articulação direta com as diretrizes do Campus, as ações de comunicação e divulgação de discentes, docentes e demais setores da instituição;
  • Acompanhar e planejar, junto à Coordenação de Comunicação e Eventos da Reitoria, a elaboração do material de divulgação do Exame de Seleção e Vestibular do Campus, bem como o planejamento das ações de divulgação do processo seletivo;
  • Executar as atividades administrativas relacionadas as atividades de relações públicas;
  • Elaborar a política de relações públicas do Campus;
  • Apoiar os Setores de Eventos  e Jornalismo em suas atividades.

Responsável: Juliana Rodrigues de Almeida
E-mail: juliana.rodrigues@ifsudestemg.edu.br

O Setor de  Jornalismo tem por finalidade:

  • Planejar a linha editorial dos meios de comunicação do Campus;
  • Divulgar os projetos de ensino, pesquisa, extensão e as atividades complementares, mantendo o Campus na mídia e a comunidade acadêmica informada;
  • Planejar e supervisionar a produção e edição de jornais, revistas , boletins informativos, telejornais, rádio, jornais, vídeos documentários e web-jornais;
  • Propor a implementação de projetos que visam a educomunicação;
  • Estabelecer contato com os diversos veículos de comunicação da região para divulgação de notícias;
  • Gerenciar o fluxo de informações veiculadas no site, jornal impresso e nos demais meios de comunicação;
  • Fornecer o clipping (impresso e/ou eletrônico - rádio e/ou TV);
  • Atender a jornalistas que procuram o campus em busca de informações relativas aos eventos e projetos desenvolvidos pela instituição;
  • Criar e manter atualizado o Banco de Fontes, onde constará dados dos especialistas das diversas áreas presentes no Campus;
  • Apoiar os Setores de Eventos  e de Relações Públicas em suas atividades.

Responsável: João Guilherme Cunha e Vallo
Contato: jornalismo.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Setor Comunicação e Eventos - Documentos

Descrição Arquivo
Logo sem fundo para assinatura digital clique para baixar
Modelo papel timbrado 2016 clique para baixar
Modelo memorando- 2015 clique para baixar, clique para baixar
Portaria SETEC que instaura nova logomarca clique para baixar
ANEXO VI - Termo de Responsabilidade para Captação de Recursos clique para baixar
ANEXO VII - Termo de Responsabilidade para Captação de Recursos clique para baixar
Anexo V- Matriz de Responsabilidade clique para baixar
Anexo IV- Requisição de Materiais clique para baixar
Anexo III- Memorando de Autorização para realização de eventos clique para baixar
Anexo II- Tipologias de eventos clique para baixar
Anexo I- Guia para elaboração de projeto para eventos clique para baixar
PORTARIA Nº100-2014 clique para baixar
Instrução Normativa de Eventos clique para baixar
Manual do Formando clique para baixar
Logomarca oficial do Governo Federal clique para baixar
Logomarca oficial 2015 IF Sudeste MG- Campus São del-Rei clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar, clique para baixar
Manual de Logomarcas e Imagens 2015 clique para baixar
Manual de Eventos clique para baixar

A Direção de Ensino, dirigida por um Diretor nomeado e subordinado ao Diretor-Geral, é o órgão responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar as ações e político-pedagógicas referentes ao Ensino do IF Sudeste MG – Câmpus São João del-Rei.

Art. 86. Ao Diretor de Ensino compete:

I. planejar, coordenar, executar e avaliar as ações e políticas do ensino, em consonância com as diretrizes emanadas da SETEC/MEC, acompanhando a implementação destas políticas e avaliando o seu desenvolvimento;
II. responsabilizar-se pela gestão das atividades e serviços de apoio ao ensino, especialmente os voltados aos docentes e discentes;
III. acompanhar, supervisionar e participar da execução das atividades desenvolvidas pelas Coordenações a ela subordinada;
IV. acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos de natureza acadêmica da Instituição, propondo com base na avaliação dos resultados, a adoção de providências relativas à reformulação destes;
V. incentivar e promover ações que venham a contribuir para o crescimento, o fortalecimento e o desenvolvimento acadêmico de todos os níveis de ensino do Campus;
VI. promover reuniões com os coordenadores do departamento de ensino do Campus, buscando a qualidade e a eficiência das atividades pedagógicas e/ou administrativas;
VII. coordenar a elaboração do Projeto Político Pedagógico do ;
VIII. promover ações que garantam a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
IX. prover condições adequadas de capacitação aos docentes e técnico-administrativos de seu âmbito, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados por meio do ensino à comunidade;
X. acompanhar e supervisionar as atividades desenvolvidas nas secretarias de cursos, especialmente no que se refere à confecção, emissão e registro dos diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus;
XI. baixar instruções, ordens, normas de serviços e outros atos no âmbito de sua competência;
XII. promover e subsidiar o NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais);
XIII. Apoiar as ações de implantação e implementação do TEC NEP (Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais);
XIV. realizar outras atividades que se incluem no âmbito de sua competência.

Parágrafo único. Para execução de suas atividades, a Direção de Ensino contará com:

1. Coordenação Geral de Ensino;
2. Coordenação Geral de Assistência Estudantil;
3. Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios;
4. Coordenação Geral de Registros Acadêmicos;
5. Núcleos Acadêmicos

A cada Coordenação compete zelar pelo cumprimento de toda a vida acadêmica do discente. Todas as atribuições setoriais se encontram na aba EDUCACIONAL neste site Institucional.

Diretor: Ailton Magela de Assis Augusto
E-mail: dde.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4502

Diretoria de Extensão

A extensão constitui-se um espaço de construção de um modelo político-pedagógico participativo, que, em nosso contexto, ressalta-se a interação entre os campi, a relação com a sociedade, a interação dos estudantes no seu processo de aprendizado com a realidade compondo ações interdisciplinares e transformadoras.

A partir da concepção dos Institutos Federais, que tem como eixo norteador a referência aos Arranjos Produtivos Locais, a Extensão no Instituto Federal Sudeste de Minas deve ser entendida como um processo acadêmico e deve estar atrelada ao projeto pedagógico dos cursos em todos os níveis, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e na resposta à sociedade. Nesse contexto, a extensão não pode se constituir em atos isolados e individualizados, e sim, constitui-se um ato institucional.

A DIREÇÃO DE EXTENSÃO, desta forma, vem contribuir, junto com outras instâncias do Instituto, para a instalação de um ambiente acadêmico democrático, estimulador e criativo.

 

Objetivos
 

  • Seguir as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Extensão Universitária (PNE), da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), considerando oito áreas temáticas principais: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho;
  • Estabelecer parcerias entre o Campus e os demais Campi do IF Sudeste MG, além de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, para a elaboração e execução de programas, projetos, ações e eventos que atendam aos anseios;
  • Apoiar programas que atendam às comunidades rurais e urbanas, visando à melhoria da qualidade de vida das populações circunvizinhas;
  • Promover a troca de experiências entre o Campus e a sociedade, de forma não assistencialista, considerando entre outras as questões socioeconômicas, educacionais, ambientais, histórico-culturais e políticas, tendo sempre em vista a contextualização nacional e internacional do IF Sudeste MG;
  • Colaborar na criação dos mecanismos necessários para uma maior integração entre ensino, pesquisa e extensão do Campus, de forma indissociável;
  • Estimular os setores do Campus a promoverem ações conjuntas de extensão e cultura, de forma interdisciplinar, para melhor aplicação de suas potencialidades;
  • Supervisionar programas, projetos, ações e eventos de extensão e cultura coordenados pelo Campus;
  • Promover eventos com participação de alunos, ex-alunos, coletando subsídios para a melhoria do processo administrativo, educacional e curricular;
  • Estimular os setores do Campus a publicarem materiais técnico/didáticos (livros, apostilas, cadernos didáticos, boletins técnicos, cartilhas, etc.) na área de extensão;
  • Representar o Campus em eventos específicos na área de extensão e cultura, sempre que necessário;
  • Manter transparência na divulgação de toda oportunidade e atividade de extensão e cultura de interesse do IF Sudeste MG e da sociedade, colaborando com a democratização dos serviços e com o fortalecimento da Instituição.
  • Registrar todas as informações relacionadas às atividades da Direção em documentos próprios e adequados;
  • Analisar e emitir pareceres nos processos de instalação de programas, projetos e cursos de extensão de amplitude geral e institucional;
  • Analisar e encaminhar ações de extensão para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), quando for o caso.

 

 

Diretora de Extensão

Janaína de Assis Rufino

 

Contato

E-mail: dex.sjdr@ifsudestemg.edu.br
Telefone: (32) 3379-4537

 

Equipe

Diretora de Extensão: Janaína de Assis Rufino

Coordenador de Extensão: Vitor Cordeiro Costa

 

AnexoTamanho
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Setor de Estágios

O Setor de Estágio e Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei é responsável pela estruturação, registro e controle dos estágios vinculados à instituição de ensino e concedentes, assim como a trajetória dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho.

Para a realização do estágio, o aluno deverá estar regularmente matriculado. No menu lateral esquerdo em "Formulários" o aluno encontra no formulário "Orientações ao estagiário" as informações necessárias para iniciar seu estágio.

 

OBJETIVOS DO SETOR

  • Consolidar os procedimentos necessários à regulamentação do estágio;
  • Atuar junto aos coordenadores de curso, docentes, alunos e concedentes de estágio no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios;
  • Esclarecer dúvidas e intermediar as soluções em relação ao estágio obrigatório e não-obrigatório e todos os procedimentos que os cercam;
  • Subsidiar a inter-relação entre instituição de ensino e concedente de estágio;
  • Elencar as demandas qualitativas e quantitativas geradas pelo mercado de trabalho para os egressos da instituição;
  • Identificar compatibilidades entre a formação profissional e as demandas da sociedade e do mercado de trabalho e suas expectativas quanto à formação profissional continuada;
  • Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos.

 

Equipe

 
Angélica Aparecida Amarante Terra
Esther de Matos Ireno Marques
Tatiana Tórpede da Silva Carvalho

Horário de atendimento

 
Segunda-feira a Sexta-feira: 18h às 21h
 

 

Contato

 
Tel.: (32) 3379-4521
 
E-mail: estagio.sjdr@ifsudestemg.edu.br
AnexoTamanho
Empresas Conveniadas.pdf90.23 KB

Setor de Estágio - Formulário

Descrição Arquivo
Convênio de Cooperação Mútua - Formato Editável clique para baixar
Convênio de Cooperação Mútua - Formato PDF clique para baixar
Ficha de Avaliação do Relatório Final de estágio - Formato Editável clique para baixar
Ficha de Avaliação do Relatório Final de estágio - Formato PDF clique para baixar
Ficha de Avaliação do Supervisor de Estágio - Formato Editável clique para baixar
Ficha de Avaliação do Supervisor de estágio - Formato PDF clique para baixar
Fluxograma para a iniciação do estágio clique para baixar
Lista de presença clique para baixar
Plano de atividades do estágio - Formato Editável clique para baixar
Plano de atividades do estágio - Formato PDF clique para baixar
Requerimento de estágio - Formato Editável clique para baixar
Requerimento de estágio - Formato PDF clique para baixar
Roteiro para elaboração do relatório final de estágio - Formato Editável clique para baixar
Termo de compromisso de estágio - Formato Editável clique para baixar
Termo de compromisso de estágio - Formato PDF clique para baixar

VAGAS DE EMPREGO

 
Nenhuma
 

VAGAS DE ESTÁGIO

 
 
Nenhuma
 
 
 
PROJETO - ANO 2012
PROJETO COORDENADOR STATUS
Ações conjuntas com o comitê em defesa da vida no município de são joão del-Rei  Isabella Cristina Moraes Campos  Executado
Leu? Encena! – da literatura ao teatro Ozana Aparecida do Sacramento Executado
Reciclando atitudes – questão do lixo Alessandra Furtado Fernandes Executado
PROJETOS - ANO 2013
PROJETO COORDENADOR STATUS
Redação na formação profissional. Rosilene Alves Ribeiro Strecker Executado
Entre espelhos, pratos e cabelos: reconhecimento identitário, teatro e literatura negra feminina. Rosana Machado de Souza Executado
Educação em diabetes: construção de aprendizagem por meio de ações coletivas. Narjara Ferreira Duarte Executado
Transtornos causados pelo lixo: Considerações sobre saúde mental Narjara Ferreira Duarte Executado
Redação na formação do profissional de Letras. Rosilene Alves Ribeiro Strecker Executado
Incubadoras de cuidados de enfermagem em saúde mental: o lado terapêutico de um salão de beleza. Ernani Coimbra de Oliveira Executado
Reciclagem do lixo eletrônico: uma análise sobre o e-lixo coloetado pela ASCAS. Fernanda Maria Nascimento Aihara Executado
PROJETOS - ANO 2014
PROJETO COORDENADOR STATUS
Transtornos causados pelo lixo: considerações sobre saúde mental. Narjara Ferreira Duarte Em Execução
Educação em diabetes: construção de aprendizagem por meio de ações coletivas Narjara Ferreira Duarte Em Execução
Educação ambiental não-formal: ferramentas para compreensão e empoderamento em relação às voçorocas. Maria das Graças Alves Costa Em Execução
Amamentação: Abrace esta causa Suzana Vale Rodrigues Em Execução

 

Diretoria de Extensão - Instrução Normativa

Descrição Arquivo
Instrução Normativa para emissão de Certificados Clique para baixar
Retificação Instrução Normativa 01/2014 - Emissão de Certificados Clique para baixar
Instrução Normativa DEX 062015 - Atividade Extraclasse com deslocamento em veiculo oficial Clique para baixar Clique para baixar Clique para baixar Clique para baixar Clique para baixar

Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação- Câmpus São João del-Rei

O setor, sob a designação de Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, no Câmpus São João del-Rei, tem como principais atribuições: o planejamento, a organização e o fomento às atividades e políticas de pesquisa e inovação, integradas ao ensino e à extensão. Além disso, estão contempladas as políticas para a Pós-Graduação, visando à qualificação dos servidores e à oferta de cursos de Pós-Graduação.

A Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São João del-Rei está ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG, com sede na Reitoria do IF Sudeste MG, no município de Juiz de Fora- MG.

Composição da Direção de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação- Câmpus São João del-Rei:

Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: Prof.  Janaína de Assis Rufino

dpi.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Coordenador Geral de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: Profª  Esther de Matos Ireno Marques 

cgpip.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Coordenador de Inovação Tecnológica do campus São João del-Rei: Prof. Celso Luiz de Souza

Técnico em Assuntos Educacionais: Jackson de Souza Vale

sppi.sjdr@ifsudestemg.edu.br

INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Sudeste MG tem como objetivo desenvolver o pensamento científico nos estudantes, bem como levá-los a pesquisa e inovação. A Iniciação Científica é entendida como instrumento de formação, o que possibilita ao estudante engajar-se em pesquisas e ter contato direto com a atividade científica.

As bolsas institucionais e de Agências de Fomento são disponibilizadas por meio de editais específicos de chamadas de propostas para solicitação de bolsistas de iniciação científica. Convém destacar que as propostas de pesquisa são avaliadas com base em sua qualidade acadêmica e mérito científico.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR CNPq / PIBIC EM – CNPq

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior/CNPq (PIBIC-JR-EM) tem como objetivo central oferecer aos estudantes dos cursos técnicos profissionais de nível médio dos câmpus do IF Sudeste MG a oportunidade de iniciar-se na pesquisa científica por meio de participação em projeto de pesquisa de responsabilidade de um orientador.

Não obstante, o programa BIC Júnior proporciona aos estudantes dos cursos técnicos treinamento e conhecimento relacionados aos cursos superiores, ajudando-lhes na escolha profissional.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-FAPEMIG/IF Sudeste MG

Em observância às Resoluções Normativas da FAPEMIG e do IF Sudeste MG que regem os Programas de Iniciação Cientifica, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG, com o apoio dos dirigentes de Pesquisa dos câmpus que integram o IF Sudeste MG, lança todo ano o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica FAPEMIG/CNPq. Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de cursos superiores. Vale destacar que a bolsa de Iniciação Científica (IC) constitui um instrumento de estímulo à investigação científica para os estudantes de graduação do IF Sudeste MG, sendo destinada à atividade de pesquisa científica. Adicionalmente, a bolsa possui vigência de 12 (doze) meses, com valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – CNPq /PIBITI - CNPq

O PIBITI é um programa que estimula a participação de estudantes do ensino superior nas atividades relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Os projetos no âmbito do PIBITI devem contribuir para formação de recursos humanos que se dediquem ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, bem como dos Arranjos Produtivos Locais.

Em suma, o PIBITI é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação de estudantes de cursos superiores.

Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Formulários

Descrição Arquivo
F-3.1 – Formulário de Indicação e Termo de Compromisso ao Programa Institucional Voluntário clique para baixar
F-01 Modelo de Apresentação de Projetos SJDR_2016 clique para baixar
F-02 Plano Individual de Trabalho SJDR_2016 clique para baixar
F-03 Formulário de Indicação e compromisso do Bolsista SJDR- 2017 clique para baixar
F-05 Acompanhamento Mensal SJDR - 2016 clique para baixar
F-06 Avaliação Parcial SJDR_2016 clique para baixar
F-07 Avaliação Final do Bolsista SJDR-2016 clique para baixar
F-08 Normas para Relatório Final SJDR-2016 clique para baixar
F-10 Termo de Confidencialidade e Sigilo SJDR-2016 clique para baixar
F-11 Sugestão de modelo de edital de seleção de bolsista e inscrição de bolsista SJDR-2016 clique para baixar
F-12 Formulário de Inscrição de Projeto de Pesquisa SJDR-2016 clique para baixar
F-13 Formulário de substituição do bolsista SJDR 2016 clique para baixar

Para acessar os Formulários de Pesquisa e Inovação

CLIQUE AQUI

Página em Construção!!!

Página em Construção!!!

Para acessar os cursos de Pós-Graduação do IF SUDESTE MG:

Clique Aqui e marque a opção "Pesquisa e Inovação"

 

Sistema de Prospecção de Agentes Financiadores em P, D & I

O QUE É?

FINANCIAR é um sistema de busca, via web, que disponibiliza para pesquisadores, professores, gestores e empresários informações sobre fontes financiadoras para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

O Sistema Financiar aproxima os seus usuários das fontes de recursos para seus projetos, gerando economia de tempo e conhecimento de novas oportunidades.

 

Tipos de Oportunidades de Financiamento Divulgadas

  • Editais e Chamadas
  • Prêmios
  • Bolsas e Estágios
  • Auxílios a Eventos, Publicações e Viagens 

As oportunidades são apresentadas de forma resumida, apresentando itens como descrição, data limite, forma de solicitação, valor financiado, elegibilidade, requisitos, restrições, contatos e dados da agência de fomento.

O IF Sudeste MG renovou contrato com o Sistema Financiar em parceria com a FAPEMIG visando dar acesso aos seus servidores a essa Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento.

O Sistema Financiar é uma ferramenta catalisadora para a interação entre pesquisadores mineiros e para a ampla divulgação das atividades da FAPEMIG e de editais nacionais e internacionais.

 

COMO PARTICIPAR?

Para ter acesso às oportunidades por e-mail, os interessados devem acessar o link abaixo e preencher os campos nome, e-mail, siape e campus; e clicar em enviar para a efetivação do cadastro.

Para solicitar a inscrição no Sistema Financiar clique aqui

É necessário que o servidor esteja logado no e-mail institucional, caso contrário ele será direcionado para a página de login do referido e-mail, e após logar, será automaticamente direcionado ao documento de preenchimento dos dados.

O solicitante irá receber um e-mail informando Login e Senha para primeiro acesso ao Sistema. Deverá acessar a página através do www.financiar.org.br, entrar, acessar “Instituições da Rede de Prospecção” clicando na logo da FAPEMIG, clicar na logo do IF Sudeste de MG e efetuar o login com a senha recebida por e-mail.

Uma vez acessado o sistema, o usuário deverá realizar o cadastro, incluindo seus dados e traçando seu perfil e, se preferir, trocar a senha.

ATENÇÃO: Alguns provedores podem bloquear estas mensagens por considerá-las spans. Neste caso, desative o bloqueador de spans ou cadastre um outro e-mail.

Outras informações pelo Fone: 32 3257-4113 (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação)

FAPEMIG  

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