Câmpus tem Programa de Extensão aprovado no Ministério da Educação

O Câmpus São João del-Rei do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais continua seu árduo trabalho pela sustentabilidade e toda a questão ambiental. Prova disto é o novo Programa de Extensão do Câmpus aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), “Desenvolvendo um programa de gestão de resíduos sólidos nos municípios de Santa Cruz de Minas e São João del-Rei”. O programa foi aprovado pelo órgão do Governo Federal através do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e terá início em janeiro de 2014.

Com um financiamento no valor de R$ 126.884,50, o Programa aprovado pelo MEC partiu da iniciativa da professora Alessandra Furtado Fernandes e conta ainda com a participação da Diretora de Extensão do Câmpus, Professora Viviane Guilarduci; do Professor Ataualpa Luiz de Oliveira; do Professor Alexandre Furtado; da professora Fernanda Aihara; e da gerente do setor de Esporte Cultura Arte e Lazer, Rosana Machado. A tarefa da equipe será orientar oito alunos bolsistas que realização as ações previstas no projeto. Os estudantes, que receberão benefício mensal em dinheiro, serão dos cursos Superior de Tecnologia em Logística e Superior de Tecnologia em Gestão de Tecnologia da Informação.

A coordenadora do projeto explica que a aplicação das ações será possível em parceria formada com as prefeituras de São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Nas duas prefeituras serão instaladas núcleos de educação ambiental, com o objetivo de pensar ações em prol da gestão de resíduos sólidos e orientar a população das duas cidades. Sobre a importância da execução do projeto, a Professora Alessandra explica que “com a Política Nacional de Resíduos sólidos, temos a necessidade, a exigência de desenvolver projetos que estimulem não só a parte técnica, mas também a conscientização das pessoas”. “Isso vai dar um suporte para que as prefeituras desenvolvam a educação ambiental, que não é uma coisa muito simples de fazer”, destacou a professora.

O ProExt
O Edital ProExt é uma iniciativa do MEC para custear projetos e programas de extensão em 20 linhas temáticas de relevância social, ambiental, entre outras, com financiamento de até R$ 50 mil reais para projetos e R$ 200 mil para programas. O edital de seleção do PROEXT é normalmente lançado no final de Janeiro e os projetos aprovados tem duração de um ano.

Por: Juliana Rodrigues - MTB 14839/MG

Colaboração: Pedro D’Angelo