Imprimir

SIMPESQ realiza primeiro lançamento de livros

SIMPESQ realiza primeiro lançamento de livros

Entre os dias 22 e 24 de outubro, o IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei, realizou o VIII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação, o SIMPESQ. O tema do evento anual foi “ciência para redução das desigualdades”, proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Esse ano o Simpósio contou com uma novidade. Foi lançada uma chamada para que, entre os dias 10 e 21 de setembro, os servidores do Campus  que tivessem publicado livro(s) e, ou, capítulo(s) de livro(s) entre 2017 e 2018, pudessem se inscrever para participar de um lançamento de livros durante o evento. O processo foi coordenado pela professora Fernanda Aihara, membro da comissão científica do VIII SIMPESQ.

O lançamento dos livros aconteceu no dia 23 de outubro, às 16h, na biblioteca do Campus. Os autores puderam, um a um, apresentar seus livros, e o público pode conhecer as situações que os inspiraram, seus objetos de pesquisa e suas conclusões a respeito das temáticas abordadas.

Alex Mourão Terzi, Débora Andrade e Dener Luiz da Silva apresentaram sua obra “Diálogos inter(disciplinares): caminhos de um programa de extensão”, em seguida, Gisele Francisca da Silva Carvalho, Rafaela Kelsen Dias e Rhuan Jonathan da Silva apresentaram sua obra “A tensa relação entre o trabalho e o estudo no Brasil: os desafios enfrentados pelos estudantes do ensino técnico e superior noturno”.

A professora Juliana Brito de Souza, que lançou seu livro “Cursos superiores de tecnologia: histórias e perspectivas”, conta que a produção literária é árdua, e que, muitas vezes, o autor não dispõe de um espaço adequado para divulgá-la. “Um livro, fruto de muito esforço e dedicação de um autor, só se torna um produto quando consumido”, coloca, completando que esse processo só se concretiza nas mãos do leitor, que reconstrói o texto, completando-o. Diante disso, a professora considera o espaço proporcionado pelo SIMPESQ uma oportunidade de unir autores e leitores, facilitando o diálogo entre eles.

Confira as fotos na página do Campus no Facebook!