Membros do NAI fazem visita técnica à escola para surdos

Os membros do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) e os alunos do curso de Libras Básico do projeto de extensão CELL – Centro de Linguagem e de Letramento do IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei - foram, em uma visita técnica, até a cidade de Divinópolis, dia 4 de dezembro, com a finalidade de conhecer a escola para surdos – AAVida. Guiados pelo professor Anderson Geraldo Rodrigues e a intérprete Paula Aparecida Alves, os alunos puderam conhecer o trabalho de educação bilíngue para surdos. Entre as atividades realizadas durante a visita, estiveram brincadeiras e apresentações de teatro em Libras.

Para a aluna Káthia Leal, a visita técnica foi emocionante. “nos emociona ver uma escola preocupada na promoção do ensino integral de crianças e jovens, os quais muitas vezes são deixados à margem dos processos de educação. A Escola AAVida é um exemplo de que a educação bilíngue pode trazer muitas transformações para os surdos. Eles nem sempre encontram acolhimento e assistência adequados nas escolas regulares”, conta.

Já o aluno Péricles Souza Santos Júnior, disse que, “conhecer a Escola AAVida, foi um grande aprendizado. Estar em contato com as vivências das pessoas surdas ampliou minha visão; acredito que estou no caminho certo, reforçando em mim a importância da inclusão, da acessibilidade e dando-me forças para buscar cada dia mais empatia e solidariedade”.

Escola AAVIDA

A AAVIDA foi fundada em abril de 1979, após os idealizadores do projeto constatarem o grande número de pessoas surdas, principalmente crianças e adolescentes, em Divinópolis, que estavam sem receber nenhuma assistência ou atendimento especializado. Desde então, a escola é referencia em ensino para surdos.