Projeto Rondon terá participação do Campus São João del-Rei pela primeira vez

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei vai participar do Projeto Rondon pela primeira vez. Alunos dos cursos superiores de Logística, Tecnologia da Informação e Letras acompanhados dos professores Alessandra Furtado, Alexandre Furtado e Janaína Rufino vão para o estado do Piauí em julho de 2019. Nesta edição do Projeto Rondon, o IF de São João del-Rei será o único representante dos institutos federais do país.

A professora Alessandra Furtado Fernandes falou sobre a relevância da atuação do Campus no evento: “O Projeto Rondon é de grande importância para o Brasil. Uma das propostas do programa é buscar soluções que contribuam para a cidadania, o desenvolvimento sustentável e a melhoria de vida das comunidades carentes”.

Alessandra frisa também a importância do projeto para os discentes. “Os nossos alunos vão ter a oportunidade de ampliar os conhecimentos lidando com a realidade do Brasil. Um país de dimensões continentais, com características multiculturais e multirraciais”, pontua.

Operação João de Barro

Em 2019, os alunos do projeto serão recebidos em Teresina e de lá seguirão para Cajazeiras do Piauí, onde desenvolverão as atividades do projeto. Na oportunidade, serão aplicadas ações que minimizam o descarte incorreto do lixo,  e os impactos da ausência de saneamento básico, além de programas de educação ambiental, saúde coletiva e entretenimento cultural com todos os setores da comunidade. Ao longo dos dezesseis dias no Piauí, os alunos também farão atividades sobre programas de saúde que tratam de questões importantes como a desnutrição crônica e mortalidade infantis, assim como baixa escolaridade.