Palestra de abertura de Congresso Internacional é ministrada por professora do Campus SJDR

A professora do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, Isabel Cristina Adão Schiavon ministrou a palestra de abertura do Congresso Internacional de Saúde e Meio Ambiente 2018, ocorrido na cidade de João Pessoa (PB), nos dias 14 e 15 de dezembro de 2018.

O tema da exposição foi “O processo de industrialização e seus impactos no meio ambiente urbano”. Em sua fala, a professora abordou os quatro momentos da Revolução Industrial, o aumento de gases e da temperatura na atmosfera, mudanças climáticas, principais problemas ambientais urbanos e seus impactos na saúde humana.

Segundo Isabel Schiavon, os “inúmeros órgãos de saúde mundiais tem voltado sua atenção para as questões ambientais pelo seu relevante impacto nas condições de saúde humana. Foi muito gratificante poder contribuir com essa discussão, e ter contato com pesquisadores e estudantes atuantes e interessados na temática, não só do Brasil, mas também do exterior”.

A professora também pontuou que a oportunidade de abrir o evento trará muitas contribuições de aprendizado e troca, que vão se refletirem nos grupos de pesquisa do Campus, os GEPES. “Além do mais, é sempre uma grande honra poder representar o IF Sudeste MG em eventos dessa magnitude” lembra Isabel.

O conteúdo da palestra é uma prévia do estudo realizado por Isabel Schiavon em seu doutoramento em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, orientado pela profa. Dra. Ângela Maria Magosso Takayanagui. Ângela Takayanagui é uma estudiosa do assunto desde a década de 90 e considerada a precursora dos estudos sobre Saúde Ambiental no Brasil.

Congresso Internacional de Saúde e Meio Ambiente 2018 - participação de professora do IF Sudeste MG