Alunos do Campus visitam a fábrica da Coca-Cola em Itabirito

No dia 15 de Fevereiro, acompanhados da Professora Elke Teixeira, alunos dos Cursos Técnico em Administração e Tecnologia em Logística, visitaram a fábrica FEMSA Coca-Cola em Itabirito/MG.

O objetivo foi conhecer o processo de produção, gestão de estoques e distribuição física dos produtos. Para a Professora Elke “a visita foi muito proveitosa e dinâmica. Pudemos conhecer a história da evolução da empresa por meio de visitação às instalações da “Fábrica da Felicidade”, que conta com salas com interatividade e recursos de alta tecnologia”, pontua.

Durante a visita, os alunos passaram por diversos ambientes, como o bar antigo onde a bebida era vendida no século XIX e o laboratório em que foi fabricada a primeira Coca-Cola. A Professora Elke detalhou a participação dos alunos na visita. “Passamos por todo o processo produtivo, onde nos foi detalhada cada etapa da produção, podendo ver de perto toda a tecnologia e recursos empregados desde a entrada e armazenagem das matérias primas, até o processo de embalagem e expedição dos produtos, o que proporcionou aos alunos uma visão clara da prática empresarial e gestão de atividades logísticas e administrativas em geral, o que foi muito gratificante,” conta.

Já a aluna Bianca Miriam Mariano, do 3º período do Curso Técnico em Administração, relata que “foram percebidos durante a visita, diversos procedimentos logísticos e administrativos estudados nas aulas ao longo dos períodos. Foi nos apresentado a história da Coca Cola em um ambiente totalmente multimídia e lúdico, que teve participação do próprio fundador da fórmula do refrigerante mais conhecido no mundo, que nos levou numa viagem no tempo”, descreve.

Bianca também comentou sobre o processo de sustentabilidade desenvolvido na fábrica. “Fomos até uma indústria que é considerada a mais “verde" na região. Eles reciclam a maior parte dos materiais que iriam para descarte, bem como tem um sistema de captação de água que permite sua reutilização e aproveitamento em ambientes da própria empresa, como limpeza de corredores e aguamento dos gramados”. A aluna conclui com algumas observações sobre a fábrica, “nota-se uma estrutura organizacional muito bem distribuída e o que chamou muito a atenção foram os cuidados e preocupação da empresa com a sustentabilidade, a importância econômico-social e as tecnologias envolvidas em toda a cadeia produtiva”.

A fábrica foi instalada em 2015 e conta com 65 mil m² de área construída, tendo alta produtividade, sendo em torno de 44 mil garrafas por hora, 2.000 latinhas por minuto e possuí um funcionamento em três turnos, 24 horas por dia.

foto 1.jpg
foto3.jpg