Imprimir

Curso Técnico Enfermagem

Turno

Aulas teóricas: são ofertadas nos três primeiros períodos do curso e ocorrem no turno noturno.
Estágio supervisionado obrigatório: é ofertado no terceiro e quarto períodos do curso e ocorre no turno diurno.
 

Duração: 04 períodos (04 semestres)

Vagas anuais: 40

Requisitos de Acesso ao Curso 

Ter concluído o Ensino Médio.
Ser classificado no processo seletivo aberto ao público, realizado pelo Campus São João del Rei.

O Curso

 O Curso Técnico em Enfermagem considera como justificativa relevante para a formulação de seu currículo, o processo acelerado de modernização científica e tecnológica que tem gerado novas formas de construção do conhecimento e de relação com o mundo do trabalho e com profundas repercussões políticas, econômicas e sociais no mundo da vida.

Este processo de modernização tem produzido inovações científicas e tecnológicas: novos protocolos, estratégias e procedimentos utilizados na atenção em saúde; a diversidade de abordagens de investigação; a globalização da produção, difusão e aplicação do conhecimento, a pluralidade cultural etc. Esta realidade atual demanda mudanças profundas nas instituições formadoras na forma como concebem e operacionalizam o processo de ensino-aprendizagem.

 O Profissional

Os profissionais Técnicos de Enfermagem com exercício regulamentado pela Lei nº 7.489/1986, integram uma equipe que desenvolve, sob a supervisão do Enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de saúde e doença.

Para atender às exigências educacionais demandadas pelo mundo do trabalho, os profissionais Técnicos de Enfermagem deverão receber uma formação ampla, sistêmica, constituída por competências gerais e específicas que lhes permitam acompanhar as transformações da Área.

Áreas de Atuação

Suas atividades profissionais são desempenhadas em instituições de saúde bem como em domicílios, sindicatos, empresas, associações, escolas, lar de idosos e outros.

Coordenação:

Prof. Silas Santana Nogueira

Mestre em Biociências Aplicadas à Saúde (Fisiopatologia) pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Licenciatura em Ciências Biológicas (licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2017). Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (2009). Foi professor de Anatomia, Fisiologia e Patologia Geral por tempo parcial da Faculdade São Lourenço (UNISEPE) de 2013 a 2014. E também, professor de Fisiologia por tempo parcial da Faculdade São Lourenço (UNISEPE) 02/2016 a 10/2016. Foi professor de Anatomia e Fisiologia por tempo parcial da Faculdade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC). Atualmente é professor de Anatomia,Fisiologia e Farmacologia do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei desde 08/2014. Tem experiência nas áreas de Ciências da Saúde, com ênfase em Fisiopatologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Patologia Geral, Anatomia, Fisiologia, Imunologia e Microbiologia.

e-mail: silas.nogueira@ifsudestemg.edu.br

Matriz Curricular - Técnico Enfermagem

Ano Descrição Arquivo
2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2016 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2015 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2014 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2013 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2012 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2011 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar
2010 MATRIZ CURRICULAR CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM clique para baixar

Em construção.

AnexoTamanho
PPC Curso Técnico em Enfermagem.pdf1.15 MB

Em construção.

AnexoTamanho
Manual de Estágio do Curso Técnico em Enfermagem.pdf771.65 KB