Imprimir

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Turno: Noturno

Duração: 04 períodos (04 semestres)

Tempo de Integralização: Mínimo: 2 anos - Máximo: 4 anos

Carga Horária: O Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos tem a carga horária de 1.520 horas/aulas, acrescidas de 120 horas de Atividades Complementares e de 160 horas para o Estágio Supervisionado, totalizando 1.800 horas.

Vagas anuais: 40

Requisitos e Formas de Acesso ao Curso: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus São João del-Rei/MG, promove o ingresso de candidatos mediante Exame de Seleção e Classificação e por meio do Sistema de Seleção Unificada SISU, executado o processo segundo o disposto no edital e destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos e a classificá-los dentro do limite das vagas oferecidas para o curso.

As inscrições para o processo seletivo são abertas em edital, no qual constam os cursos oferecidos com as respectivas vagas, os prazos e a documentação exigida para a inscrição, a relação das provas, os critérios de classificação, desempate e demais informações. Para se inscrever no curso, o candidato deve ter concluído o ensino médio.

O candidato classificado que não se apresentar para matrícula - no prazo estabelecido e com os documentos exigidos - perde o direito de matricular-se, em favor dos demais candidatos a serem convocados por ordem de classificação, mesmo que tenha efetuado o pagamento das taxas exigidas.

Objetivo Geral

Formar profissionais com amplo conhecimento na área de Gestão de Recursos Humanos, que sejam capazes de aplicar as ferramentas propostas pelo curso de maneira adequada no contexto organizacional.

Objetivos específicos

  • Discutir e buscar a conscientização dos alunos sobre a importância das pessoas nas organizações de trabalho;

  • Capacitar os alunos para atuarem no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de recursos humanos, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos;

  • Demonstrar a importância do desenvolvimento de competências comportamentais nos níveis individual, grupal e organizacional, catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional;

  • Estimular o aluno a buscar uma visão holística do gerenciamento de pessoas, reconhecendo assim a importância da integração entre os setores para o sucesso organizacional;

  • Dar suporte aos alunos no desenvolvimento de competências importantes, tais como: comunicação, liderança e trabalho em equipe;

  • Formar profissionais mais humanos e éticos, capazes de desenvolver e implantar projetos na área de Gestão de Recursos Humanos;

  • Promover a autonomia e criatividade dos alunos para mediar conflitos em diferentes contextos organizacionais e sociais;

  • Formar profissionais que atuem como agentes formadores e multiplicadores das políticas internas e cultura organizacional.

PROFISSIONAL

A função do Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é analisar o mercado constantemente, visando buscar estratégias adequadas ao planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como:

  • Admissão e demissão;

  • Recrutamento e seleção;

  • Planos de cargos, salários e incentivos;

  • Treinamento e desenvolvimento;

  • Avaliação de desempenho;

  • Rotinas de pessoal;

  • Gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

Além disso, deve promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.

Para tanto, este profissional precisa desenvolver ao longo do curso, um relativo grau de autonomia e independência, sendo capaz de tomar decisões e criar estratégias para avaliar e melhorar seu desempenho, o que o permitirá efetividade no seu papel como Gestor de Recursos Humanos. Deverá atuar como motivador no âmbito individual e de grupo, mostrando capacidade de liderança e negociação frente a conflitos que surgirem no ambiente de trabalho. Deverá propor, implantar e acompanhar projetos de gestão de pessoas que propiciem um melhor atendimento dos trabalhadores em seus direitos e deveres. 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, bem como em indústrias, comércio e empresas de consultoria. 

COORDENAÇÃO

Professora Sâmara Sathler Corrêa de Lima.

Mestre em Psicologia (UFSJ), e Bacharel em Psicologia (UFSJ), que trabalha no IF Sudeste MG desde fevereiro de 2011, atuando na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia das Relações Humanas e Gestão de Pessoas.

Descrição Clique para baixar
HORÁRIO - Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 1º SEMESTRE 2016 Clique para baixar
HORÁRIO - Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - 2º SEMESTRE 2016 Clique para baixar

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE);

PROGRAMA DE ESTÁGIO;

REGULAMENTO ATI VIDADES COMPLEMENTARES

AnexoTamanho
Regulamento de atividades complementares - Tecnólogo em GRH.pdf475.67 KB
Regulamento de estágio - Tecnólogo em GRH.pdf414.16 KB

O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos, constitui-se em instrumento norteador e integrativo das atividades de todos os atores participantes do processo didático e pedagógico do referido Curso. Além da fundamentação teórica pertinente ao Curso, são registrados objetivos a serem perseguidos, elencando todos os recursos disponíveis – humanos, materiais e metodológicos – com a sua articulação, para que no Curso sejam aperfeiçoadas as práticas pedagógicas e desenvolvidas ações na busca do aprimoramento permanente da Instituição, possibilitando formar profissionais que atendam às exigências do atual mundo complexo e globalizado.

Este deve ser revisto periodicamente, contando com o apoio e colaboração dos membros do Colegiado do Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

AnexoTamanho
Projeto Pedagógico (PPC) - Tecnólogo em GRH.pdf1.38 MB