Imprimir

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Turno: Noturno

Duração: 04 períodos (04 semestres)

Tempo de Integralização: Mínimo: 2 anos - Máximo: 4 anos

Carga Horária: O Curso Superior de Tecnologia em Logística tem a carga horária de 1.600 horas/aulas, acrescidas de 120 horas de Atividades Complementares e de 150 horas para o Estágio Supervisionado, totalizando 1.870 horas.

Vagas anuais: 40

Requisitos e Formas de Acesso ao Curso:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Câmpus São João del-Rei/MG, promove o ingresso de candidatos no curso Superior de Tecnologia em Logística mediante Exame de Seleção e Classificação (20 vagas) e por meio do Sistema de Seleção Unificada SISU (20 vagas), executado segundo o disposto na legislação pertinente e destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos e a classificá-los dentro do estrito limite das vagas oferecidas para o curso (40 vagas anuais).

A sistemática de ingresso nos cursos oferecidos pelo IF Sudeste MG é dimensionada a cada período letivo, sendo organizada e executada pela Comissão Permanente de Processo Seletivo – COPESE.

As inscrições para o processo seletivo são abertas em edital, do qual constam os cursos oferecidos com as respectivas vagas, os prazos e a documentação exigida para a inscrição, a relação das provas, os critérios de classificação, desempate e demais informações. Para se inscrever no Curso de Tecnologia em Logística, o candidato deve ter concluído o ensino médio.

A classificação é feita pela ordem decrescente dos resultados obtidos, sem ultrapassar o limite de vagas fixado, excluídos os candidatos que não obtiverem os níveis mínimos pela Instituição. A classificação obtida é válida para a matrícula no período letivo para o qual se realiza a seleção, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato classificado deixar de requerê-la, ou, em o fazendo, não apresentar a documentação regimental completa dentro dos prazos fixados.

Os candidatos classificados no Processo Seletivo e convocados para ingresso no referido curso, devem comparecer no Setor de Registros Acadêmicos da Instituição, no prazo fixado, apresentando os documentos requeridos no Edital.

O candidato classificado que não se apresentar para matrícula - no prazo estabelecido e com os documentos exigidos - perde o direito de matricular-se, em favor dos demais candidatos a serem convocados por ordem de classificação, mesmo que tenha efetuado o pagamento das taxas exigidas.

Na hipótese de restarem vagas não preenchidas poderão ser recebidos alunos transferidos de outras instituições de Educação Tecnológica ou Superior, conforme legislação vigente e normas regimentais, bem como a obtenção de novo título.

 

O Curso

A seguir são apresentados o objetivo geral e os específicos do Curso Superior de Tecnologia em Logística:

Objetivo geral

Formar profissionais com sólidos conhecimentos sobre a gestão de toda cadeia de abastecimento e a logística empresarial, capacitando-os para atuarem de maneira eficiente e eficaz nos processos da Cadeia de Suprimentos, além de planejar, organizar e controlar as atividades logísticas de uma empresa, sendo: a Administração de Recursos Materiais, Controle de Estoques/Almoxarifados, Movimentação de materiais, Programação e Controle da Produção, Distribuição Física e Transportes, para obtenção de melhor produtividade, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades para redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e do cumprimento de prazos, dentro de uma abordagem de recursos técnicos e humanos.

Objetivos específicos

  • Levar os participantes a discutirem e equacionarem as necessidades da logística no processo produtivo de uma empresa;
  • Proporcionar o conhecimento e aplicação das atuais ferramentas da tecnologia de informação disponíveis no mercado para a logística;
  • Fazer com que os participantes compreendam e avaliem a integração das atividades logísticas internas; a necessidade de disponibilização de produtos aos clientes da forma certa, no lugar certo e no tempo certo.
  • Capacitar os participantes a planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenagem de matérias-primas e de produtos acabados; otimizar o fluxo de materiais e informações da empresa.
  • Apresentar as ferramentas e técnicas para redução de custos e a otimização de estoques nas empresas em geral.
  • Fornecer uma visão ampla e detalhada do transporte nacional e internacional de mercadorias em seus diversos modais, enfatizando aspectos econômicos, operacionais e regulamentares.

Perfil Profissional

O tecnólogo em Logística será capaz de organizar e planejar a aquisição de matéria-prima, controlar o estoque, o manuseio e a armazenagem de produtos, planejando a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo, além de planejar e controlar o processo produtivo. Os egressos deverão ter habilidades de identificar as demandas em cadeias de suprimentos; bem como analisar aspectos contratuais e legais; entender a relação e influência da logística em outras áreas funcionais, incluindo a formulação de sistemas de informação, o comércio eletrônico, o planejamento e controle para a manufatura, o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de recursos humanos, o planejamento financeiro, previsão de consumo, gestão da qualidade, além de outras áreas.

Poderá ainda comunicar-se com fornecedores e clientes e operar sistemas eletrônicos, buscando reduzir custos e obter mais agilidade, visando satisfazer o cliente e otimizar tempo e recursos. Terá a possibilidade de atuar em diversas atividades, incluindo: Planejamento e Controle da Produção; Gestão de Compras e Materiais; Distribuição de Materiais; Planejamento e Gestão de Armazéns e Centro de Distribuição; Gestão de Estoques; Gestão de Transportes; Gestão de Informações; Gestão de Almoxarifados; Gestão de Supermercados, etc...

Almeja-se que o profissional egresso tenha postura crítica e ética, seja comprometido com as questões sociais, democráticas e ambientais e colabore na construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Áreas de Atuação

O Tecnólogo em Logística poderá atuar em qualquer empresa/instituição ou setor que utilize e/ou gere serviços dentro da cadeia logística de suprimentos; como a indústria, comércio (varejistas e atacadistas, incluindo o Comércio Eletrônico), Transportadoras, Operadores logísticos, Prestadores de serviços, Instituições financeiras, empresas de consultoria em logística,instituições de ensino técnico e superior, dentre outras.

Atribuições da Coordenação do Curso

De acordo com o Art. 66 do Regulamento Acadêmico de Graduação (2012), compete ao Coordenador de Curso:

I - encaminhar aos docentes, as normas e diretrizes do Colegiado de Curso a serem obedecidas com respeito à coordenação didática do Curso;

II - acompanhar a execução do currículo, avaliando, controlando e verificando as relações entre as diversas disciplinas, orientando e propondo a outros Órgãos de Coordenação de ensino, as medidas cabíveis;

III - orientar os discentes quanto aos direitos e deveres acadêmicos;

IV - participar junto à Coordenação de Graduação e Chefia de Departamento ou órgão equivalente, da elaboração, da programação acadêmica, do calendário escolar e do horário das aulas; compatibilizando-os com a lista de oferta de disciplinas;

V - assessorar os órgãos competentes em assuntos de administração acadêmica, referente ao Curso; 

VI - acompanhar a matrícula dos discentes de seu curso, em colaboração com o órgão responsável pela matrícula;

VII - assessorar a Coordenação de Graduação ou órgão equivalente no processo de preenchimento de vagas remanescentes;

VIII - assessorar os docentes, na execução das diretrizes e normas emitidas pelo Colegiado de Curso;

IX - coordenar, junto ao NDE, a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, bem como sua atualização, garantindo o envolvimento dos docentes, discentes, egressos do curso e, ainda, das entidades ligadas às atividades profissionais;

X - apresentar sugestões à Coordenação de Graduação e Chefia de Departamento ou órgão equivalente sobre assuntos de sua natureza que tenham por finalidade a melhoria do ensino, das relações entre comunidades envolvidas, do aprimoramento das normas pertinentes e outras de interesse comum.

 

Atual Coordenadora do Curso: Profa. Elke Carvalho Teixeira (Portaria 174/2013)

Breve apresentação da Coordenadora: Graduada em Administração pelo Instituto Presbiteriano Gammon (Lavras/MG - 1995). Profissional da área de Logística, atuando por onze anos em uma multinacional do setor de autopeças (1995 à 2006). Inglês fluente. Mestre em Administração (Cadeias Produtivas) pela UFLA/MG (2008), com Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UFSJ. Professora Voluntária de Inglês Projeto FORMARE (2004 a 2006). Monitora do Curso MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável (parceria UFLA/UFBA/BB e outros) de 2006 a 2008. Possui experiência docente em Cursos de Pós-graduação. Gestora de Ciência e Tecnologia no Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC) da Universidade Federal de Lavras (2008 a 2011); Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Logística na UNITEN (2008 a 2012) e tutora de cursos de pós-graduação lato sensu na FAEPE/UFLA (2008 a 2012). Professora Temporária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais de 02 a 07/2012. Coordenadora e professora do Curso de Administração da UNIPAC/Perdões de 2010 a 2012; tutora do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD) de 2011 a 2012. Atualmente Coordenadora e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus São João del-Rei/MG, sob o regime de dedicação exclusiva. 

Sala da Coordenação: A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Logística tem seu espaço de trabalho compartilhado com a Coordenação Geral de Ensino (CGE), cuja sala fica no 2° pavimento do Prédio 1 do Câmpus.

Horário de atendimento da Coordenação aos discentes: é fixado semestralmente nas salas de aulas, bem como no quadro de avisos da Sala da Coordenação. 

Telefone de contato no Câmpus: (32) 3379:4512 - (32) 8431:2715

E-mail:  elke.teixeira@ifsudestemg.edu.br e/ou  logística.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Matriz Curricular - Superior de Tecnologia em Logística

Ano Descrição Arquivo
2016 Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logistica clique para baixar
2013 Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logistica clique para baixar
2012 Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística clique para baixar

Horário de todos os cursos

Descrição Arquivo
HORÁRIO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM clique para baixar
HORÁRIOS CURSOS SUPERIORES 2º SEMESTRE DE 2017 clique para baixar
HORÁRIOS CURSOS TÉCNICOS 2º SEMESTRE DE 2017 clique para baixar
HORÁRIOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 2º SEMESTRE 2017 clique para baixar
HORÁRIOS PÓS-GRADUAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 clique para baixar
MAPA DE SALAS DE AULA 2° SEMESTRE DE 2017 clique para baixar

O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Tecnologia em Logística, constitui-se em instrumento norteador e integrativo das atividades de todos os atores participantes do processo didático e pedagógico do referido Curso. Além da fundamentação teórica pertinente ao Curso, são registrados objetivos a serem perseguidos, elencando todos os recursos disponíveis – humanos, materiais e metodológicos – com a sua articulação, para que no Curso sejam aperfeiçoadas as práticas pedagógicas e desenvolvidas ações na busca do aprimoramento permanente da Instituição, possibilitando formar profissionais que atendam às exigências do atual mundo complexo e globalizado.

Este deve ser revisto periodicamente, contando com o apoio e colaboração dos membros do Colegiado do Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

AnexoTamanho
PPC LOGISTICA 2016.pdf2.18 MB
PPC LOGISTICA 2013.pdf9.42 MB

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE);

PROGRAMA DE ESTÁGIO;

REGULAMENTO ATI VIDADES COMPLEMENTARES

AnexoTamanho
Regulamento NDE.pdf45.29 KB
PROGRAMA DE ESTAGIO FINAL.pdf352.51 KB
Regulamento Ativ Complem APROVADO.pdf1.35 MB